A figura do maestro, responsável por dirigir um coro ou orquestra musical, funciona como elo fundamental entre o compositor de uma peça musical e seus instrumentistas. A regência pode, então, ser entendida não só como uma disciplina, mas também como uma arte que transmite um conjunto instrumental ou vocal através de movimentos com as mãos. Com o objetivo de democratizar o acesso aos conteúdos sobre ela, o maestro David de Souza, que é pai de uma ex-aluna da UFRRJ, gravou uma aula no auditório Hilton Salles, em Seropédica, para simplificar alguns termos e conceitos sobre essa prática.
Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), a produção artística intitulada “Regência Para Todos” foi selecionada pelo Edital “Cultura Presente nas Redes 2”, que visava selecionar propostas artísticas no âmbito do Rio de Janeiro, com produção cultural disponibilizada nas redes sociais, e recebeu aporte financeiro oriundo do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
De acordo com David de Souza, o foco foi valorizar e difundir o conjunto das manifestações artístico-culturais em relação à música clássica em coros e orquestras da cidade. A produção explorou as diferenças entre técnicas de regência e conceitos básicos de contagem, tempo cronológico e andamento até questões como a postura e expressividade. Dessa maneira, ela foi destinada a um público simpatizante e atuante no segmento musical com vontade de aprender e experimentar a paixão pela música, imaginação e expressividade.
Além da aula gravada na Rural, o maestro, que também foi contra-mestre da Orquestra Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), vai lançar o livro “O Canto Coral”, de autoria própria e da mesma temática, no dia 09 de julho com fotos tiradas na Universidade. “A Rural foi escolhida por ser uma Instituição renomada, que possui cursos relacionados à arte e que apoia danças e a música de uma forma geral”, explicou David de Souza.
Texto: Comunicação Proext/UFRRJ.
Imagem: Divulgação/Sabrina Vaz.