Em mais uma ação de extensão e fortalecimento de parcerias com os municípios do entorno, a UFRRJ esteve presente na 24ª Expo de Itaguaí, festa agropecuária que foi realizada na cidade entre os dias 30 de junho e 5 de julho. A Rural ocupou um estande na área da Agricultura, apresentando aos visitantes informações sobre sua história e suas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil. Em 4 de julho, o reitor Roberto Rodrigues visitou o espaço da Universidade e participou de atividades com os expositores.
Os trabalhos no estande foram organizados por Evandro Costa, coordenador da Casa de Agricultura, Sustentabilidade, Território e Educação Popular (Caste/UFRRJ). Ele reuniu um grupo de estudantes bolsistas da Caste que, além de receberem e conversarem com os visitantes do espaço, percorreram a festa e distribuíram panfletos de mão em mão. Este material, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ), trazia informações sobre a Universidade, cursos de graduação e pós, projetos de extensão, programas de assistência e ações de intercâmbio e internacionalização.
“A participação na Expo foi uma oportunidade muito boa para a Rural”, avaliou Costa. “Temos um deficit histórico com a região, com o entorno. Então, é muito importante desenvolvermos trabalhos como este, levando o nome da instituição para a Baixada Fluminense, Seropédica e Itaguaí. E, querendo ou não, o ‘boca a boca’ é fundamental. Por isso, trouxemos os alunos para contar suas histórias, falar como a Universidade funciona, e como é o dia a dia dentro dela”.
Além dos panfletos e do bate-papo, o próprio estande foi um eficiente meio de comunicação, pois suas “paredes” eram formadas por painéis de vinil que traziam um resumo dos dados apresentados no impresso, bem como imagens dos quatro câmpus (Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes) e cenas do cotidiano universitário. Complementando a divulgação, a equipe de expositores ruralinos vestiu camisetas produzidas especialmente para o evento. A concepção visual dos painéis e das camisetas ficou a cargo da Escola de Extensão (Eext), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
Interesse dos jovens
À frente do trabalho de “corpo a corpo”, os bolsistas da Caste se revezaram nos seis dias de Expo, ora no estande, ora distribuindo panfletos ao público. Em cada um dos dias, das 11h às 22h, entrava em ação um grupo diferente, formado por quatro estudantes e um responsável.
Ester Santos, aluna de Arquitetura e bolsista da Caste, foi uma das integrantes da equipe mobilizada por Evandro Costa. Ela conta que, no início, buscaram distribuir panfletos aleatoriamente, mas nem todos se interessavam. “Percebemos, então, uma abertura maior dos mais jovens, dos adolescentes. Daí, começamos a direcionar mais nosso público-alvo”, explicou Ester, que disse ter encontrado também muitas pessoas que já estudaram na Universidade.
Sua colega de curso e de Caste, Milena Elen Santos, contou uma história que confirma o interesse do público mais jovem: “Teve o caso de dois irmãos, uma menina e um menino, que ficaram muito contentes de receber o panfleto. E deu para perceber que começaram a pensar que seria possível estudar na Rural. Aí a mãe e a avó incentivaram, dizendo que eles deveriam se aplicar nos estudos para ter a chance de entrar na Universidade. Ah, isso foi bem legal!”
“O estande teve um movimento bom, mas a gente decidiu reforçar com um trabalho de corpo a corpo”, disse o coordenador da Caste. “Pegamos os folhetos e fomos atrás daqueles que a gente entendia ter o perfil de quem poderia entrar na Rural. Falamos também sobre o Colégio Técnico, pois havia muitos adolescentes na fase de cursar o Ensino Médio”, completou Evandro, destacando ainda o apoio que recebeu na organização. “Quero exaltar a parceria entre Caste, CCS e Eext/Proext, além do auxílio da Prefeitura Universitária na parte logística”.
Reitor na Expo
O reitor Roberto Rodrigues visitou o estande da UFRRJ em 4 de julho, participando também de uma série de atividades com os expositores da feira.
No início de sua passagem pela Expo, Rodrigues acompanhou uma apresentação da Associação de Moradores do Mazomba, que também contou com a presença do professor Lamounier Erthal (Departamento de Ciências Econômicas/ICSA/UFRRJ).
Além de visitar outros espaços da exposição, o reitor foi entrevistado pelos produtores do podcast “Dos Cria”, que fizeram transmissões ao vivo durante o evento. Na entrevista, Rodrigues falou sobre o papel da Universidade ao longo da pandemia e o retorno à presencialidade. No final da conversa, reforçou a necessidade de valorização das universidades públicas.
“Nosso maior desafio na atualidade é defender a universidade pública, gratuita e de qualidade, além de combater o negacionismo científico. Convidamos seus ouvintes a participarem desta defesa, pois as universidades públicas participam do desenvolvimento do país e precisam estar de portas abertas aos filhos e filhas dos trabalhadores”, concluiu Rodrigues.
A entrevista completa do reitor (a partir da hora 2:53:00 do vídeo) pode ser vista na gravação disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=GEC95eE1faY
Fotos: CCS/UFRRJ (exceto a foto dos folhetos, cedida pela Caste)