O embaixador da Irlanda no Brasil e o cônsul-geral vieram prestigiar a Exposição “ULYSSES 100 – PELOS OLHOS BRASILEIROS”, que ocorreu no ICHS.
No último dia 13 de junho, a UFRRJ recebeu a visita do embaixador da Irlanda no Brasil Séan Hoy e do cônsul-geral da Irlanda em São Paulo Eoin Bennis para a “Exposição Ulysses 100 – pelos olhos brasileiros”, que ocorreu no Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS).
A Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo convidaram 18 universidades públicas brasileiras a participarem, através de um concurso, da comemoração dos 100 anos da obra “Ulysses”, de James Joyce. O evento no ICHS coroou a participação da Rural neste certame, denominado Concurso Cultural Ulysses 100 pelos Olhos Brasileiros.
Cada Universidade participante ficou responsável por um capítulo. A UFRRJ interpretou e expressou visualmente o capítulo 3 da obra, denominado “Proteu”. Dentre as atividades ao longo do projeto, os professores do curso de Letras promoveram aulas e debates sobre o livro. Ao mesmo tempo, foi aberto o edital para a criação de um mural no ICHS em referência ao capítulo estudado.
Foram recebidas 11 propostas de alunos e a dupla vencedora foi William Lacerda e Luis Arthur Santos da Silva, ambos estudantes de Belas Artes da UFRRJ.
“A comissão nos ensinou a passar pelo processo burocrático envolvido no projeto. Eu queria agradecer pela criação desse projeto, tão importante para nossa Universidade, que permitiu que nosso curso de Belas Artes se unisse a outros cursos. Foi importante para o nosso portfólio e também para o nosso crescimento pessoal. Até o processo foi divertido pra nós”, declarou William Lacerda, na reunião da comitiva irlandesa no gabinete da Reitoria.
A embaixada pretende reunir todas as criações dos murais universitários e seus respectivos criadores em imagens que comporão um catálogo para circulação no Brasil, Irlanda e Reino Unido.
Além da inauguração do mural, o embaixador da Irlanda e o cônsul-geral foram recebidos no gabinete da Reitoria pelo vice-reitor César Da Ros, pela pró-reitora de Extensão Rosa Maria Marcos Mendes, a pró-reitora adjunta de Extensão Edileuza Dias de Queiroz, a pró-reitora de Graduação Nidia Majerowicz, a pró-reitora de Gestão de Pessoas Miliane Moreira, o coordenador da Corin José Luis Fernando Luque Alejos e pela comissão organizadora do evento, os professores Anderson Soares Gomes (DLC/ICHS), Elisa Lima Abrantes (DLC/ICHS), Gabriel Castilho (Belas Artes), Marisa Vales (Belas Artes) e Tarso Amaral (Letras/UERJ-FFP), os diretores do ICHS professora Flavia Vieira e professor Luís Felipe Osório, dentre outros docentes do ICHS, como o professor Marcos Pasche, Christian Dutilleux, Regina de Faria e integrantes da Administração Central.
“Nós montamos uma comissão, um grupo com a professora Marisa Vales e os professores Tarso Amaral e Anderson Gomes. Preparamos os alunos de Belas Artes para conhecerem um pouco do Joyce. Fizemos algumas aulas online. Tivemos os dois artistas vencedores e fizemos uma exposição com os outros trabalhos que estão junto ao mural. Nós estamos entre as três universidades que mais receberam trabalhos inscritos. Com todas as dificuldades e a correria nós conseguimos cumprir o proposto, estamos muito orgulhosos. Hoje é nosso primeiro Bloomsday na Rural. Temos muito a agradecer o apoio da Universidade”, ressaltou a professora Elisa Abrantes.
Em seguida à recepção na Reitoria, a comitiva irlandesa se dirigiu ao ICHS para a inauguração do mural do corredor. À tarde foram promovidos mini-cursos sobre James Joyce e Ulysses, além de uma confraternização com música irlandesa e trechos do livro lidos em português e inglês.
O embaixador Séan Hoy ressaltou a beleza da Universidade e agradeceu o envolvimento de todos no projeto. “Eu sou agrônomo também, quando tenho a oportunidade de visitar as áreas rurais, eu me sinto em casa. Quando tivemos a ideia deste projeto Ulysses 100 pelos olhos brasileiros, era um projeto do Amazonas até Porto Alegre e, com certeza, nós vamos levá-lo para o mundo. Eu gostaria de agradecer a vocês por participarem, agradecer a todos os professores, porque conduzir este projeto no período de pandemia do covid-19 não foi fácil”, concluiu Séan Hoy, e brincou, agradecendo por ter a oportunidade de visitar uma universidade rural, no Brasil, pelos olhos de James Joyce.
“Essa universidade é incrível, falei que eu quero estudar aqui. Quero voltar aqui agora com minha família. Muito obrigado!”, completou o cônsul-geral Eoin Bennis, dizendo-se “apaixonado” pela instituição.
O dia marcou o início da tradição do Bloomsday na UFRRJ. O Bloomsday, ou “dia do Bloom”, protagonista do livro “Ulysses”, é comemorado todos os anos, na Irlanda e em vários países, no dia 16 de junho, data na qual se passa toda a história narrada na obra.
Fernanda Barbosa/CCS