“Precisamos pensar sobre qual universidade nós queremos ter amanhã”. O desafio foi lançado por Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, palestrante da Aula Magna da Rural, realizada ontem à noite. Esta aula, historicamente, define a abertura oficial do período de aulas na Universidade, com a recepção aos calouros de todos os cursos.
O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, abriu a solenidade lembrando que um ano atrás o Brasil depositava suas esperanças na ciência para sair do difícil momento ocasionado pela Covid-19. “Hoje, mais uma vez, temos a esperança e a expectativa de que a universidade é que vai proporcionar o desenvolvimento do nosso país.”
O reitor deu as boas-vindas aos estudantes para o novo período, lembrando as características que marcaram a história da UFRRJ:
“Somos uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É isso que desejamos aos nossos alunos e alunas. Sofremos um golpe com o bloqueio de 14,5% do nosso orçamento. Mas nós vamos defender e lutar pela nossa universidade; vamos defender os estudantes que têm dificuldades econômicas e sociais; vamos defender o ensino, a pesquisa e a extensão”.
Para apresentar o tema da Aula Magna, que foi “Os desafios das aulas presenciais”, a professora Joana apresentou um breve histórico da universidade no Brasil, comentando que o acesso a esta instituição, historicamente, está ligado às elites sociais do país. “É uma instituição tardia e para poucos, pois o Brasil foi o último país da América Latina a ter universidades”, disse. Segundo ela, o período da pandemia trouxe outros ganhos para o ensino, além da inserção de novas tecnologias: “Tivemos a oportunidade de refletir e ver que as universidades podem atuar de forma colaborativa e produzir mais conhecimento”.
O vice-reitor da Rural, César Da Ros, concluiu a Aula Magna apresentando uma reflexão sobre o papel da universidade na sociedade. “Ela é uma instituição com um caráter diferenciado e precisamos preservar a nossa autonomia. Temos que valorizar a ciência, pois foi ela que nos fez sair daquela situação (pandemia). A sociedade é beneficiada pela universidade, então, nós vamos defendê-la sempre”, concluiu o professor.
A Aula Magna da UFRRJ foi transmitida pelo canal da Pró-Reitoria de Extensão no YouTube. A gravação está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=orIG-GeIl0Y
Três Rios ligado na Aula Magna
No Instituto Três Rios (ITR), os calouros acompanharam a transmissão da Aula Magna por meio de um telão no Anfiteatro do câmpus. No dia 2 de junho, às 18h, acontece a Aula Inaugural presencial no ITR. Confira a programação em https://portal.ufrrj.br/aulas-inaugurais-dos-campus-seropedica-nova-iguacu-e-tres-rios/
(Fotografias: ITR/UFRRJ)