Em cumprimento a uma determinação da área econômica do Governo federal, o Ministério da Educação (MEC) ordenou o bloqueio de parte do orçamento das universidades federais brasileiras, na última sexta-feira (27 de maio). Neste contexto, a Rural foi prejudicada com um bloqueio de R$ 9.095.517, o que representa 14,5% do seu orçamento para 2022.
A decisão sinaliza mais um golpe nos já afetados orçamentos da Educação no Brasil, e representa uma clara ameaça ao funcionamento pleno da UFRRJ, pois incide não apenas na administração e na infraestrutura, mas, sobretudo, na pesquisa, no ensino e na extensão; atividades primordiais das universidades.
Imediatamente, as equipes técnicas da UFRRJ começaram a estudar opções para minimizar as consequências deste abrupto bloqueio. A nossa prioridade será preservar os recursos destinados às bolsas, auxílios financeiros e assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes na Universidade e a continuidade das atividades acadêmicas.
Ao mesmo tempo, no plano nacional, estamos apoiando e participando ativamente das ações que vêm sendo discutidas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para enfrentar e reverter esta situação em conjunto.
A UFRRJ manifesta sua rejeição a mais este ataque às Universidades e aos Institutos Federais, patrimônios do povo brasileiro, e apoia todas as manifestações que fortaleçam a sua defesa. A UFRRJ fará, como sempre fez, jus à sua tradição histórica de defesa da Universidade Pública.