Entre os dias 16 e 18 de maio, os pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA/UFRRJ), Willian Pereira e Tamys Fernandes — respectivamente coordenador geral e coordenador administrativo do PMGCA — participaram da jornada de cruzamento da cana-de-açúcar nas Estações de Floração e Cruzamento em Serra do Ouro, em Murici, Alagoas, e Estação de Floração e Cruzamento de Devaneio, em Amaraji, Pernambuco. Ambas são Bancos de Germoplasma da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) e são administradas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), respectivamente. O intuito da visita foi acompanhar o processo de cruzamento da cana-de-açúcar para obtenção de sementes para seleção e desenvolvimento de futuras variedades RB de cana-de-açúcar. O PMGCA está ligado ao Câmpus Campos de Goytacazes (CCG) da Rural.
Serra do Ouro-Alagoas — a Estação de Floração e Cruzamento Serra do Ouro, em Murici, Alagoas, foi criada em 1967, situa-se a 34 km do litoral e tem área total de 32 hectares. Por sua localização e clima privilegiados, permite o florescimento natural e profuso da cana-de-açúcar necessária para a realização de hibridações previamente planejadas pelos pesquisadores da Ridesa.
Devaneio- Pernambuco — a Estação de Floração e Cruzamento de Devaneio, em Amaraji, Pernambuco, originada em 2007, tem como objetivo complementar as pesquisas da Ridesa de hibridação para obtenção de novas variedades RB. Por sua altitude e clima privilegiado, precipitação pluvial média anual de 2.600mm, temperatura mínima com média de 18,92ºC e máxima média de 28,15ºC, a estação é agraciada com o florescimento natural e abundante da cana-de-açúcar, necessário para a realização de hibridações previamente planejadas pelos pesquisadores das universidades da Ridesa.
Por Raysa Terra (Comunicação CCG/UFRRJ)
Fotos: Willian Pereira (CCG/UFRRJ)
(Com informações da Ridesa)