O reitor Roberto Rodrigues se reuniu, nesta terça-feira (24/5), com integrantes do Projeto de Acolhimento e Monitoramento Animal (AMA), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV). Em pauta, a questão dos animais que são abandonados dentro do câmpus Seropédica.
“Com a retomada das atividades acadêmicas, é uma preocupação nossa desenvolver ações conjuntas que envolvam estas três unidades, principalmente nos alojamentos e ao redor do câmpus. Precisamos conscientizar as pessoas para que não abandonem animais”, disse o reitor.
De acordo com Rodrigues, serão criados protocolos para que a DGV monitore e tente coibir esta prática. No encontro, também foram definidas reuniões específicas do AMA com a DGV e a Proaes.
Projeto de extensão
O AMA é um projeto de extensão que auxilia em tarefas no Setor de Acolhimento e Monitoramento Animal (Sama) da UFRRJ, destinado ao acolhimento de cães e gatos abandonados nos limites da Rural.
Além de promover o bem-estar animal, o projeto atua para educar e coibir o abandono de animais nas dependências da Universidade. A missão do AMA é realizar o acolhimento de cães e gatos abandonados, reabilitá-los, mediar a castração e demais atendimentos junto ao Programa de Ações Integradas em Controle Populacional e Guarda Responsável do Instituto de Veterinária e equipe do Hospital Veterinário, possibilitando a adoção responsável. Os animais recebem cuidados diariamente, incluindo feriados e recessos.
O projeto não realiza atendimentos fora dos limites do câmpus e não presta serviços de atendimento clinico e cirúrgico veterinário.
Conheça mais sobre o projeto nos canais do AMA no Instagram e no Youtube:
https://www.instagram.com/projetoamaufrrj/
https://www.youtube.com/channel/UCjDQ_Mco37FzNXTDQ70zDCA