Nesta última quarta-feira, dia 11/05, o Colégio Técnico da UFRRJ abriu suas portas para receber 18 chefs de cozinha no primeiro dia do evento Enchefs RJ 2022. Alunos do colégio puderam ver de perto como profissionais renomados e experientes da gastronomia constroem seus pratos, escolhem seus ingredientes e apresentam suas criações através de aulas demonstrativas ministradas pelos chefs nos espaços das aulas práticas do Ctur.
O Festival Enchefs RJ 2022 é um concurso profissional gastronômico que visa valorizar os profissionais amantes da boa mesa e estudantes, além de incentivar o uso dos ingredientes locais. Os profissionais participantes concorrem a um prêmio de reconhecimento estadual em várias categorias. Os inscritos nas categorias Cozinha Quente Profissional (Prato Principal), Confeitaria Profissional e Panificação podem disputar a final e concorrer a duas vagas para a indicação ao Prêmio Nacional Dólmã 2022, considerado “o Oscar da Gastronomia”.
A professora Fernanda Travassos de Castro, que ministra a disciplina “Alimentos e bebidas I – Cozinha”, do curso técnico em Hospedagem do Colégio Técnico, é responsável pelo Laboratório de Alimentos e Bebidas do Ctur. Junto à professora Magda Carvalho Queiroz da Rocha, ela assessorou, com seus bolsistas e monitores, a organização do evento no local. A equipe organizadora do Festival entrou em contato com a prefeitura de Seropédica, que imediatamente indicou o colégio como o local ideal para receber os chefs em espaços tecnicamente adequados.
Fernanda Travassos enfatiza que o aluno do Curso Técnico em Hospedagem do Ctur tem um grande interesse nas aulas de Alimentos e Bebidas, e saem com uma formação preparada para o mercado de trabalho: “Temos ex-alunos embarcados, trabalhando há anos em cruzeiros, na cozinha de resorts famosos, outros cursando Gastronomia na UFRJ, outros em São Paulo se especializando na área, e muitos outros entrando na área de Hotelaria para cursar depois a gastronomia”, completou.
Em parceria com a ativista e doutoranda em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Daniele Custódio Gonçalves das Neves, e a professora Katia Cilene Tabai, do ICSA/UFRRJ, Fernanda implementou um projeto que incentiva o consumo de frutas e hortaliças agroecológicas pelos alunos do colégio técnico. “A professora Katia Tabai, do ICSA, intermediou essa parceria entre o Ctur e a doutoranda Daniele Neves, da Unicamp. Daniele tinha recursos advindos de um programa da Fundação Be the Earth e precisava de um projeto adequado para alocá-los. Foi assim que conseguimos indicar o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar da UFRRJ e adquirimos insumos alimentícios de produtores locais para as nossas aulas práticas do colégio técnico”, explicou a docente.
Fernanda Travassos ainda ressalta a importância dessas estratégias de educação alimentar e nutricionais para os alunos. “Eles precisam se deslocar até o câmpus da UFRRJ para se alimentarem, o que é dificultado pelo trajeto e o tempo despendido até lá, levando os alunos, muitas vezes, a não se alimentarem como deveriam, fazendo lanches rápidos ou trazendo marmitas de casa, que são acondicionadas e aquecidas no Quiosque de Convivência, espaço recém-construído para proporcionar um local para os alunos do colégio técnico realizarem as suas refeições mais confortavelmente”, conclui.
Quiosque de Convivência
Na ocasião, a direção do colégio técnico também inaugurou o Quiosque de Convivência dos Alunos do Ctur. O diretor Luiz Carlos Estrella Sarmento iniciou sua fala muito emocionado e ressaltou a importância de espaços como esse para os alunos, que o assistiam de perto, sentados nos bancos do novo espaço.
Também esteve presente ao evento de descerramento da placa de inauguração o professor Roberto de Souza Rodrigues, reitor da UFRRJ. Ele ressaltou a relevância do setor público e das conquistas da Universidade, mesmo em tempos adversos.
“O setor público é eficiente, ele é capaz, e nós estamos aqui, mesmo com a adversidade do orçamento apertado, reorganizando prioridades e dando para servidores e alunos a condição de ter uma infraestrutura organizada. É graças a essa infraestrutura que podemos ter eventos como esse. Aproveitem, alunos, esse espaço de convivência, aproveitem cada momento desse evento e da estrutura e da formação que vocês terão aqui neste colégio. Essa formação será única e vocês carregarão para a vida. Eu não vou falar que vocês podem contar com a Universidade, porque a UFRRJ é Ctur, e Ctur é a UFRRJ, e temos trabalhado juntos”, concluiu.
O evento de inauguração do espaço também contou com a presença da primeira dama de Seropédica, Isabel Ribeiro, do secretário de Indústria e Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica, Carlos Alberto Machado, e de Rogerio Lisboa, prefeito de Nova Iguaçu, município que receberá o evento gastronômico a partir do segundo dia.
Chefs do Brasil todo
Para o primeiro dia de evento realizado no Colégio Técnico e aberto ao público, foram programadas nove aulas ministradas pelos chefs. A primeira delas foi conduzida pelos chefs Gerson Fernandes e Mônica Campanhã, ambos do Rio de Janeiro. Eles prepararam um risoto de pera caramelizada com queijo gorgonzola.
Gerson participou ano passado, nos bastidores da organização do evento. Já Mônica, que há 7 anos trabalha com gastronomia, é a única cozinheira vegana e vegetariana do grupo, e venceu na categoria “Comida Afetiva” da edição anterior. “Venci os concorrentes que utilizavam proteína animal com meu prato vegetariano. Tinha rabada, frango ao molho pardo, pudim… e o meu vegetariano venceu. Meu prato era um árabe vegetariano: quibe de abóbora recheado com tomate seco e alho poró, aí não tem como ficar ruim, não é?”, brincou a chef.
Gerson e Mônica ressaltam a importância de eventos como esse para a intensa troca de experiências entre chefs vindos das mais diferentes regiões do Brasil. “É uma mistura de cultura, de conhecimento”, complementa Gerson.
“É uma troca cultural muito boa, um convívio com pessoas que vibram com a gastronomia tanto quanto a gente, que ficam emocionados com os pratos dos colegas. Há produtos de outras regiões que nunca vimos e só em festivais como esse é que temos acesso. Criamos um grupo nosso chamado ‘Chefs na casa’ que reuniu os chefs da última edição. Fazemos reuniões em nossas casas e envolvemos nossas famílias e amigos criando pratos em nossas casas. Virou uma grande família”, conclui a chef Mônica.
O chef Rafael Moreira, há 12 anos no ramo da gastronomia, ficou em segundo lugar da disputa do Enchefs nacional, em 2017. Na etapa estadual do festival, no Rio de Janeiro, tem levado todo ano o primeiro lugar. Ele também foi ganhador da competição de bolo em tamanho real na Expo Cake, no ano de 2018. Neste primeiro dia de Festival, Rafael apresentou o prato pastel de rabada com geleia de agrião. “O evento é fundamental para nós, chefs, pois a gente troca insumos e ideias. São queijos, coquinhos, frutas exóticas de outras localidades que acabamos tendo acesso através dos outros colegas. Há um aprendizado entre os chefs e o bacana é que a gente passa para os alunos esse aprendizado durante as aulas”, conclui.
Lucas Lawrence é de Piumhi, Minas Gerais, e é a primeira vez que participa do Enchefs do Rio de Janeiro, mas já havia participado do Prêmio Nacional Dólmã em outras edições, e é atual Embaixador da Gastronomia Mineira. Lucas apresentou a segunda aula show do evento no Ctur com o prato que representa a cozinha raiz mineira. “A gente está no ano da mineiridade, são 300 anos de cozinha mineira tradicional, e eu vou fazer um arroz de serra com a carne de lata salteada”, completou o chef que já está há 15 anos no mercado.
O Festival Enchefs RJ 2022 é aberto ao público, e ocorre entre os dias 11 e 14 de maio. O segundo dia terá como sede o Hotel Mercure, em Nova Iguaçu. Já nos dois últimos dias, o evento ocorrerá no Patronato, também no município de Nova Iguaçu.
(Texto e fotografias: Coordenadoria de Comunicação Social/UFRRJ)