Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Câmpus Seropédica da UFRRJ ganha mapa virtual

Câmpus Seropédica da UFRRJ ganha mapa virtual

Ferramenta virtual Storymaps, desevolvida por estudante do PPGEO/UFRRJ

O câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)  é um dos maiores câmpus universitários da América Latina. No período de pré-pandemia, chegava a receber diariamente uma população estimada de 17 mil pessoas.

Com a pandemia de Covid-19, muitos dos que ingressaram em cursos de graduação e de pós-graduação na instituição não puderam conhecer presencialmente os locais em que acontecem as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Diante das restrições impostas pela pandemia, a estudante do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ), Stephanie Leal, desenvolveu o projeto Storymaps, uma ferramenta virtual que reúne a possibilidade da localização com informações e imagens dos prédios do câmpus Seropédica.

A ferramenta utiliza uma imagem de satélite do território da Universidade em Seropédica em que são pontuados os locais de destaque do câmpus. Cada um destes ganha imagens aproximadas de suas fachadas, além de textos de descrição.

“O Storymaps permite uma visita virtual ao câmpus sede da UFRRJ. A partir da geovisualização, é possível ter acesso a imagens e outras informações relevantes. Realizamos um trabalho de campo com registros fotográficos de 42 pontos de interesse sobre o câmpus. Além da coleta no campo, foram reunidas referências textuais encontradas no portal de notícias da UFRRJ e em alguns vídeos postados nas redes sociais”, explica Stephanie.

O projeto, originalmente criado durante a pandemia para que os estudantes conhecessem o câmpus de forma virtual, ganha novas funcionalidades com o retorno gradual e seguro às atividades presenciais e poderá ser utilizado para localização nos mais diversos espaços do câmpus.

“Em 2020, minha monografia foi a apresentação de um Storymaps do câmpus com apenas 33 pontos de interesse. Na pesquisa de mestrado, os pontos foram ampliados para os atuais 42”, diz Stephanie.

Para realizar uma visita virtual ao câmpus Seropédica, clique aqui.

 

Saiba mais sobre a produção de mapas

Mapa tátil desenvolvido por Isabella Faria como trabalho de conclusão de curso (TCC)

A criação de um mapa é um processo com diferentes passos, desde o conteúdo, a base cartográfica, a escala e a projeção que serão usadas. Mas nada disso é feito sem antes definir o propósito pelo qual esse guia existe e qual formato ele vai receber. Pode ser um mapa cartograficamente mais fiel ao território que ele representa, um mapa turístico, com desenhos mais lúdicos e uma sugestão do que é a realidade, um mapa virtual, que tem se tornado cada vez mais comum, ou ainda um mapa tátil.

Juliana Moulin, professora do curso de Agrimensura e coordenadora da área de Cartografia e Geoprocessamento do Departamento de Engenharia, do Instituto de Tecnologia (IT/UFRRJ) e que também atua em pesquisas em Cartografia Tridimensional, fala sobre as necessidades de estudantes e frequentadores dos câmpus. “Acredito que, por se tratar de um público universitário, a maior necessidade seja de um mapa que os permita se localizarem e se locomoverem no espaço possibilitando também a obtenção das distâncias aproximadas entre as edificações mais relevantes. Um mapa turístico, mais lúdico, não permite essas funcionalidades, e por isso, não é tão eficiente para este público”, diz.

O professor do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) e pesquisador de Cartografia Temática, Sérgio Fiori,  reitera a necessidade de produtos que auxiliem as pessoas a se localizarem no espaço e que sejam de fácil compreensão para leigos na semântica cartográfica. “O mapa pode ser figurativo, mas precisa em essência informar sobre o espaço, tendo assim, um mapa-base que represente mais fielmente as vias”, afirma.

Todos os anos diversos projetos cartográficos são produzidos em trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e em projetos de mestrado na Universidade, como por exemplo mapas táteis e interativos. Se você tiver ou conhecer um projeto nessa linha, envie um e-mail para comunicacao@ufrrj.br.

 

Por Lucas Santana, estagiário do curso de Jornalismo da UFRRJ.

Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.


Postado em 22/12/2021 - 11:03 - Atualizado em 21/02/2024 - 21:10

Últimas Notícias

Skip to content