A professora Geny Ferreira Guimarães, do CTUR (Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) foi convidada para participar na Sessão Temática intitulada Afro Latin American Black Geographies Specialty Group, no Encontro Anual da Associação Americana de Geógrafos (AAG-2022) da CUNY (Universidade da Cidade de Nova Iorque), que será realizado no final de fevereiro de 2022. A pesquisadora faz parte de uma comissão com outras/os cinco participantes do Brasil. No encontro, apresentará reflexões de sua pesquisa Geo-grafias e Geografias Negras, que vem desenvolvendo nos últimos 15 anos, sobre a formação de um campo específico de pesquisas negras e enegrecidas na Geografia, onde discute o seu reconhecimento epistemológico e a criação de métodos e metodologias próprias.
A docente acredita que sua participação no AAG-2022 abrirá outras portas, não apenas para sua pesquisa, mas também para uma maior visibilidade internacional da metodologia Geográfica que vem desenvolvendo na Educação Básica, no CTUR, além da projeção da Geografia da UFRRJ de maneira geral.
Em 2020, ela organizou, em coautoria com o professor Diogo Marçal (UFF) e a professora Lorena Francisco (UEG), o Caderno Temático em Geografias Negras, publicado online pela Revista da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as). Em 2019 participou do Congresso Internacional Latino-Americano de Sociologia (ALAS Peru – 2019) e vem sendo citada por geógrafos negros da América do Sul.
Além de ministrar aulas de Geografia no CTUR, a docente também coordena o Laboratório de Geografia (LABGEO-CTUR); lidera o Grupo de Pesquisas Geografias Negras registrado CNPq; é cofundadora e participante da Rede de Geógrafxs Negrxs do Brasil, ministra a disciplina Geografias Negras em parceria com docentes da UFF, entre outras atividades; estando credenciada na Pós-graduação do ProfHistoria e PPGGEO da UFRRJ
Texto: Divulgação