Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Portal do Serividor > Notícias Institucionais > Pandemia e trabalho essencial na UFRRJ

Pandemia e trabalho essencial na UFRRJ

Por Marina Moreira (*)

 

O quantitativo de trabalhadores de serviços essenciais na UFRRJ gira em torno de 300 trabalhadores por mês

Neste período de crise sanitária global, nos “acostumamos” com informações como: “RS suspende as atividades entre 20h e 5h”; “Governo publica novo decreto e mantém toque de recolher”; “Governador do PR diz que é o pior momento da pandemia e anuncia medidas mais rígidas”… Muitas vezes, relacionamos um contexto de pandemia com a paralisação total de certas atividades. Assim, acabamos por esquecer que, em vários lugares, há os chamados trabalhos essenciais, sendo estes de extrema importância para a continuidade do funcionamento de uma instituição. Estamos falando de uma situação grave, pandêmica, em que o isolamento social torna-se elemento principal de prevenção da contaminação pela doença. Os trabalhadores essenciais não usufruem totalmente desse elemento. Por isso, merecem destaque em notícias que buscam divulgar a situação dos mesmos procurando, ao máximo, garantir meios de segurança do trabalho para a continuidade da atuação desses profissionais.

 

A UFRRJ é uma grande instituição de ensino, pesquisa e extensão com câmpus presentes em Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes. Além da grande quantidade de alunos, a Universidade também é composta por um número considerável de trabalhadores responsáveis pelo seu funcionamento. Um deles é Luiz de Sá, chefe da Divisão de Saúde, que teve de exercer seu trabalho presencialmente por ser uma função essencial. “Cada um teve de se adequar à situação da pandemia de acordo com sua especificidade. Adaptar o atendimento com respeito às normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), tais como: uso de máscaras N95, protetor facial, avental descartável e luvas. Redobramos a higienização do setor, houve a vacinação de todos os trabalhadores da área em 2021 e foi feita a aquisição de materiais e aparelhos para o uso do dia a dia”, relata Luiz.

 

De acordo com a Portaria do Ministério da Educação (MEC) n° 534, de 23 de março de 2020, a atuação presencial de serviços deve ficar limitada ao atendimento de atividades de caráter essencial, ou seja, as pessoas que exercem tais serviços não podem atuar de forma remota. A Portaria diz, ainda, que os serviços devem ser considerados essenciais pelos titulares das unidades vinculadas ao MEC, em patamar mínimo para a manutenção das atividades e seguindo os protocolos de segurança patrimonial e sanitária. Considerando isso, além de a UFRRJ possuir grande extensão, em especial na área agrícola, pessoas que trabalham nesse ramo tiveram que aderir à continuidade desse serviço tido como essencial.

 

Ao pensarmos nas várias mudanças que as categorias podem passar em um período pandêmico, logo vêm à mente as possíveis confusões que isso pode causar em alguns momentos. Em contrapartida, quando todo esse processo é realizado de forma organizada e responsável, o desespero é menor. É o que diz Luciano Alonso, professor do curso de Medicina Veterinária e integrante do projeto Acolhimento e Monitoramento Animal (AMA/UFRRJ). “Há muita cooperação, eu diria. Muito estresse pelas dificuldades, mas o profissionalismo e o respeito prevalecem… Está sendo um período difícil, duro, cansativo, mas também muito marcante nesse aspecto do longo período de trabalho pesado, medos e incertezas, mas com o dever de continuar”, disse Alonso.

 

A realidade de outros setores

 

MEC estabelece que serviços devem ser considerados essenciais em patamar mínimo para a manutenção das atividades, seguindo protocolos de segurança patrimonial e sanitária

Quando o assunto é estrutura universitária, logo imaginamos grandes auditórios, salas de estudos, laboratórios, bibliotecas e tudo o que normalmente encontramos nesse ambiente. A questão é que nada disso poderia ser construído separado de uma perspectiva de segurança desses espaços. Assim, as tarefas dos vigilantes tornam-se extremamente importantes e essenciais.

 

Um dos maiores problemas no serviço é a falta ou afastamento de trabalhadores de seu cargo, fator decorrente deste período de pandemia. Ainda usando como referência a Portaria 534, no artigo 3° consta que deverão ser afastados os prestadores de serviços terceirizados com 60 anos ou mais; imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves; e os responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo Novo Coronavírus. Com isso, Renan Canuto, chefe da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV), afirma que “o maior problema foi o aumento de afastamento de colaboradores prejudicados pela doença”. Em relação à atuação no trabalho, ele diz que “houve uma redução de ocorrências consideradas graves, mas, em contrapartida, a Guarda teve mais trabalho relativo aos aconselhamentos feitos à comunidade para manter as medidas sanitárias obrigatórias”.

 

No início da pandemia, quando os setores responsáveis da UFRRJ dispensaram as atividades presenciais como um todo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) não realizou atendimento presencial ao público entre 16 e 30 de março de 2020. A Progep é um dos setores responsáveis por auxiliar na execução de processos e tarefas envolvendo pessoas e a instituição. Atualmente, os servidores dos serviços essenciais que atuam nessa Pró-Reitoria estão exercendo sua função presencialmente. Em relação ao atendimento presencial, ele passou a ser feito remotamente para todos os câmpus, de acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcelo Sales. “Alguns atendimentos presenciais em Seropédica foram feitos com agendamento, como a visita aos Próprios Nacionais Residenciais (PNRs) e a Perícia Médica”, informa Sales.

 

Também mantiveram atividades durante a pandemia o Departamento de Material e Serviços Auxiliares (DMSA) e a Coordenadoria de Engenharia de Projetos e Arquitetura (Copea), setores ligados respectivamente à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf) e à Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi).

 

O quantitativo de servidores de serviços essenciais gira em torno de 300 trabalhadores por mês, incluindo os que atuam em revezamento. Considerando esse fato, é quase impossível que, desde o início da pandemia até os dias atuais, não tenha ocorrido problemas em vários aspectos, desde os psicológicos até o institucional. Porém, o chefe da Divisão de Saúde afirma que “com os esclarecimentos e medidas protetivas suficientes, a insegurança vai diminuindo no local de trabalho”.

 

É com esse alívio de Luiz de Sá, juntamente com ações governamentais efetivas a serviço da proteção da população, é que vamos superar essa crise sanitária que parece não ter fim.

 

(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

 

(Fotografias: Miriam Braz – CCS/UFRRJ. Supervisão/edição: João Henrique Oliveira – CCS/UFRRJ)

 

Aviso: as fotografias utilizadas nesta matéria são imagens de arquivo, retratando momentos pré-pandemia de Covid-19


Postado em 23/09/2021 - 16:41 -

Notícias Relacionadas

Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em face à circulação da subvariante Ômicron BQ1
Suspensa a vacinação contra a covid-19 nos alojamentos
Comitê Covid-19 atualiza orientações à comunidade universitária
Medidas para o retorno seguro às atividades presenciais
Retorno ao presencial: procedimentos para situações emergenciais de saúde

Últimas Notícias

Skip to content