O jornal O Globo publicou texto divulgando o livro do professor Fábio Koifman, do Departamento de História (DHist/ICHS). Ao tratar e destacar a presença quase nula de diplomatas negros na história da política brasileira, o docente ressalta com mais ênfase a nomeação de Raymundo Souza Dantas como primeiro embaixador negro do Brasil em 1961. Além disso, no livro intitulado “Raymundo Souza Dantas: o primeiro embaixador brasileiro negro”, Fábio expõe a trajetória e biografia pertencente ao diplomata, mais tarde considerado um dos maiores críticos literários do Brasil.
“Souza Dantas foi nomeado embaixador na mesma leva que o escritor Rubem Braga e o pintor Cícero Dias, ambos também de fora da carreira diplomática. Mas nenhum deles foi tão pesadamente criticado como Raymundo, que era negro, pobre e de família nordestina desconhecida, tudo o que as elites, principalmente as do Rio de Janeiro, tinham horror” — afirma Koifman no texto do jornal.
Acesse a matéria completa por meio do link: O Globo
Um evento para lançamento do livro está programado para esta quinta-feira, 12 de agosto no canal do curso de Relações Internacionais.
Foto do professor Fábio Koifman em destaque: Leila Fuggi/SESC-SP