Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Lei de Acesso à Informação garante transparência na gestão pública

Lei de Acesso à Informação garante transparência na gestão pública

Na UFRRJ, a Ouvidoria Geral fica responsável pela aplicação da Lei e direito de acesso à informação

Em quase 10 anos desde sua implementação, a Lei nº 12.527/2011 Lei de Acesso à Informação (LAI) se mostrou como uma ferramenta importante para a promoção da transparência e acesso às informações públicas. Essa garantia foi assegurada, efetivamente, no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, por meio do inciso XXXIII, que diz que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Entretanto, sua concretização à garantia constitucional se deu anos depois com normas de integração.

Dentre os procedimentos previstos nesta Lei, destacam-se a garantia do direito fundamental de acesso à informação, que deve ser executada em conformidade com os princípios básicos da administração pública e suas diretrizes, e a melhoria na gestão pública. Segundo a Ouvidora Geral da UFRRJ, Teresinha Pacielo, o Brasil garantiu ao cidadão o direito amplo à informação com a aprovação da LAI. “Essa Lei produz grandes impactos na gestão pública e exige, para sua efetiva implementação, a adoção de uma série de medidas que podem ser auxiliadas pela CGU, por meio do programa Brasil Transparente”, explicou.

Esse serviço, portanto, pode ser considerado também como ferramenta fundamental de comunicação entre a sociedade e a Universidade. De acordo com a Ouvidora, a UFRRJ apresentou números satisfatórios no que diz respeito ao atendimento dos pedidos de informação e na Transparência Ativa nos últimos anos. Mesmo em tempos de pandemia, a transparência e a informação foram garantidas pela equipe da Ouvidoria da Rural. Os pedidos de acesso à informação, em sua maioria, chegam via Plataforma Fala BR. Esses pedidos após registro e análise são encaminhados aos setores para atendimento via Sipac.

Com a LAI, qualquer pessoa, física ou jurídica, receba informações públicas dos órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, sem que seja necessário a apresentação de um motivo para tal, desde maio de 2012. Para isso, existem regras para realizar uma solicitação, especialmente no que diz respeito aos prazos e às exceções.

A seguir, as dúvidas mais frequentes sobre o acesso à informação na Rural.

1 – Como fazer um pedido de acesso à informação?

É preciso se dirigir ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do órgão de seu interesse, ou realizar o pedido através do sistema eletrônico e-SIC. Para órgãos do Poder Executivo federal,  acesse o endereço: www.acessoainformacao.gov.br/sistema

2 – O que pode ser demandado à Rural pelo cidadão? 

Todas as informações produzidas e acumuladas pela UFRRJ no desenvolvimento das suas atividades são de acesso irrestrito. Não há informações passíveis de classificação, ressaltando que as informações sigilosas existentes na universidade recebem proteção em decorrência de normas específicas. Estão relacionadas algumas das leis que contêm disposições expressas sobre a proteção do sigilo de informações:

  • Lei nº 9.279/96: regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Nesse diploma legal há a previsão de guarda de sigilo dos pedidos de registro de patente (art. 30), dos pedidos de patente cujo objeto interesse à defesa nacional (art. 75) e do pedido de registro de desenho industrial (art. 106, §1º)
  • .Lei nº 9.610/98: disciplina os direitos autorais.
  • Lei nº 9.456/97: estabelece a proteção dos direitos relativos à proteção dos cultivares.
  • Lei nº 9.609/98: estabelece o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador.
  • Lei nº 10.973/04: dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.
  • Lei 12.527/11: apresenta seção própria para o tratamento da proteção dos direitos pessoais, contida no art. 31 e seus parágrafos, além disso o Decreto nº 7.724/2012, art. 55 e seguintes, regula a matéria pois envolve as informações pessoais.e ainda  informações cuja divulgação possa “prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico” em andamento, de acordo com o art. 23 da LAI
  • Lei 8112/1990: informações relativas ao andamento de processos administrativos disciplinares, conforme o art. 150 da Lei 8112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores civis da União;
  • Portaria No25/ITI, da Casa Civil da Presidência da República, de 15 de maio de 2012, as informações classificadas como SECRETAS pela Portaria No 25/ITI, da Casa Civil da Presidência da República, de 15 de maio de 2012, publicada no DOU de 16 de maio de 2012 – Seção 1 – Páginas 1 e 2, no que for aplicável à UFRRJ.

3 – Quais são os prazos estipulados pela UFRRJ para a disponibilização dos dados solicitados pelo cidadão?

Se não houver possibilidade do órgão solicitado dispor dos dados imediatamente, ele terá até 20 dias para marcar uma nova data de retorno da consulta ou indicar os motivos para a recusa da liberação de uma informação. E, após o recebimento de uma negativa de acesso, o solicitante tem até 10 dias para interpor o recurso.

4 – Onde a resposta fica disponível?

Quando uma nova manifestação for feita e a ouvidoria responder, será enviado um e-mail. Lembre-se, porém, de que ele não será enviado caso seja uma manifestação anônima. O andamento e a resposta das suas manifestações também podem ser consultados através do sistema. Para isso, é preciso utilizar a opção “Consultar manifestação”.

5 – Em que condições os servidores públicos podem negar informação ao cidadão solicitante?

Informações que  tenham caráter pessoal e protegidas por sigilo acima mencionado podem ser negadas. A LAI garante acesso a informações existentes nos órgãos e entidades públicas; no entanto, pedidos que não especifiquem a informação desejada ou que se configurem como meros desabafos, reclamações, elogios não estão no escopo da Lei de Acesso à Informação. Também não estão amparadas pela LAI consultas jurídicas, pedidos para que o órgão manifeste sua opinião e solicitações de adoção de providências em geral. Nesses casos, o procedimento adotado é comunicar ao cidadão que a solicitação não se trata propriamente de pedido de informação e direcioná-lo para o canal adequado para tratar o assunto.

6 – Se um pedido não for atendido pela Rural, o cidadão pode recorrer? 

Sim, quando um órgão não responde um pedido dentro do prazo legal, o cidadão pode entrar com uma “Reclamação” via Plataforma Fala BR (disponível na página institucional em Transparência) a qual é direcionada à autoridade de monitoramento da LAI na unidade demandada. Se mesmo assim a entidade não responder ao pedido, o solicitante poderá apresentar recurso à Controladoria Geral da União – CGU, para que sejam apresentados esclarecimentos.

A CGU atua para que os órgãos atinjam um nível de excelência na qualidade das respostas e no cumprimento dos prazos da LAI. Mensalmente, é realizado um monitoramento das omissões e são emitidos alertas aos gestores para que respondam às demandas pendentes no sistema.

7 – Quais são as principais diferenças entre o e-SIC UFRRJ e o Fale Conosco da UFRRJ?

O Acesso à Informação e o Fale Conosco têm finalidades distintas:

Acesso à informação – serviço criado para acolher e tramitar internamente os pedidos de informação à UFRRJ com base na Lei 12.527/2011.

Fale Conosco – serviço criado para atender dúvidas, solicitações e informações dos cidadãos sobre a UFRRJ.

 

Texto: Lidiane Nóbrega – estagiária de Jornalismo CCS/UFRRJ

 


Postado em 26/07/2021 - 15:13 - Atualizado em 30/07/2021 - 12:10

Notícias Relacionadas

Coordenadoria de Comunicação lança newsletter Rural Semanal

Últimas Notícias

Skip to content