A professora Patrícia Gôlo, do Departamento de Parasitologia Animal (Instituto de Veterinária/UFRRJ), recebeu o prêmio Early Career Award, concedido pela Society for Invertebrate Pathology (SIP) a pesquisadores que terminaram o doutorado há no máximo oito anos. A cerimônia de entrega ocorreu nesta sexta-feira (2/7), durante congresso virtual realizado pela SIP, entidade que reúne especialistas da patologia de invertebrados.
“Fiquei muito honrada e feliz em receber este prêmio. Eu penso que só foi possível ser premiada por estar em uma instituição como a Rural e num laboratório como o de Controle Microbiano, espaços que sempre me apoiaram e me incentivaram”, disse a professora, que também ocupa o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. “Sou muito grata, especialmente à minha eterna orientadora Dra. Vânia Bittencourt. Gostaria de dedicar este prêmio ao meu coorientador no doutorado, Dr. Donald Roberts (in memorian), que nos deixou em maio deste ano”.
Docente da Rural desde 2015, Patrícia Gôlo trilhou sua trajetória acadêmica totalmente na instituição: graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Ciências Veterinárias e doutorado (concluído em 2014) no mesmo programa. O foco de sua pesquisa foi o controle biológico dos carrapatos dos bovinos, utilizando fungos entomopatogênicos.
“Durante meu doutorado (2012-2013) fui pesquisadora visitante na Utah State University, EUA, sob a supervisão do Dr. Donald Roberts, onde aprofundei meus conhecimentos sobre toxinas fúngicas e detectei pela primeira vez a presença destas toxinas em plantas endofiticamente colonizadas por fungos entomopatogênicos”, explicou a professora. “Usar fungos entomopatogênicos para controlar carrapatos é uma alternativa promissora e sustentável, especialmente em um país como o Brasil, com histórico de uso de pesticidas e acaricidas químicos que podem trazer prejuízos para a saúde ambiental, animal e humana”.