O estudante de Engenharia Florestal da UFRRJ, Erleyvaldo Bispo, publicou estudo sobre o impacto da falta de saneamento básico e como está relacionada ao aumento da contaminação pelo novo coronavírus no Brasil. Realizado em parceria com o mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFPA, James Thiago Cruz, o trabalho comprova que a Covid-19 se desenvolveu bem mais em regiões onde a população tinha menos acesso à água limpa.
O artigo científico produzido por Bispo e Cruz “Achieving the UN’s SDG6 as a means to control the Covid-19 pandemics in Brazil” foi publicado no livro “Covid-19: Paving the Way for a More Sustainable World“, e destaca os impactos da pandemia nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
“Nosso objetivo era justamente dar visibilidade a essa agenda que é um direito básico dos cidadãos, mas que infelizmente não está sendo garantido a todos no Brasil”, diz Erley em entrevista ao site Um Só Planeta.
Erleyvaldo também fundou a Águas Resilientes, startup que desenvolve tecnologias para o acesso à água em comunidades carentes.
Para ler a matéria publicada no site Um Só Planeta, visite: Criados com esgoto a céu aberto, pesquisadores brasileiros mostram ao mundo relação entre saneamento e a Covid-1
Informações do site Um Só Planeta
Texto adaptado por Isabele Bard – estagiária de Jornalismo/CCS