A pandemia de Covid-19 tem se agravado de forma descontrolada no Brasil, inclusive na Baixada Fluminense, onde está localizada a maioria das escolas-campo dos programas Pibid e Residência Pedagógica da UFRRJ. Diante da gravidade do contexto atual, o Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid e da Residência Pedagógica (Forpibid-RP) torna público seu posicionamento pela manutenção das atividades remotas nos dois programas até a primeira semana do período letivo 2021-II da UFRRJ, com previsão de início em 31/05/2021. Posteriormente será feita uma nova reunião para avaliar se há condições favoráveis ao início de atividades presenciais nas escolas-campo.
Esse posicionamento se dá em um momento em que gestores dos Executivos Municipal e Estadual do Rio de Janeiro decretam o retorno de aulas presenciais nas escolas públicas a partir de março. Os protocolos de segurança incluem uso de EPIs e quantitativo reduzido de alunos por turma (cerca de 30% a 40% da capacidade das salas). Especialistas da área da saúde, no entanto, demonstram preocupação com as aulas presenciais neste momento. Por essas razões, o Forpibid-RP não considera adequado inserir estudantes de licenciatura nesses ambientes.
Enquanto o Pibid visa à inserção do licenciando no cotidiano escolar desde o início da graduação, a Residência Pedagógica busca aprofundar esse conhecimento com um enfoque sistemático nas atividades rotineiras da prática docente. Segundo o Fórum, embora as atividades presenciais sejam fundamentais para a formação dos alunos das escolas e também dos licenciandos que integram esses programas, essa interação “por ora, é fator limitante, pois é necessário que todas e todos estejam vivos, primordialmente”.
O Fórum determinou que os estudantes pibidianos e residentes da UFRRJ só serão encaminhados às escolas quando as condições sanitárias forem adequadas, mediante a vacinação em massa e a deliberação da comunidade científico-acadêmica. Nos casos pontuais que exigem a realização de encontros presenciais, como manutenção de equipamentos ou trato de animais e outros seres vivos, as Coordenações Institucionais do Pibid e da Residência Pedagógica se comprometem a elaborar, com apoio dos orientadores desses subprojetos, um planejamento de execução das atividades com segurança.
A maioria das escolas-campo está fechada desde o ano passado, e seus professores seguem realizando as atividades remotamente, segundo orientações da Portaria nº 114 da Capes, de 6 de agosto de 2020. As aulas têm ocorrido por meio de plataformas digitais e da oferta de material impresso na sede das escolas, uma vez que muitos alunos não têm acesso à conexão ou aos equipamentos tecnológicos necessários.
Em reunião do Forpibid-RP no último dia 11 de março, os docentes que atuam na orientação dos licenciandos do Pibid e da Residência Pedagógica demonstraram que estão desenvolvendo atividades remotas de formação que aproximam esses alunos do cotidiano escolar, com resultados bastante positivos. Podem ser destacadas as atividades:
As atividades letivas da UFRRJ, por sua vez, vêm sendo desenvolvidas por meio de ferramentas de ensino remoto e regulamentadas pela deliberação n. 289/2020 do CONSU/UFRRJ. Segundo o documento, para as disciplinas dos cursos que tenham um caráter prático, nas quais a presencialidade seja indispensável ao processo de ensino-aprendizagem, os respectivos departamentos devem apresentar um planejamento de execução, com estimativa de EPI e materiais sanitizantes.
O Capítulo VI da deliberação, que trata da oferta de atividades extracurriculares, cita em seu Artigo 15 apenas ações pedagógicas que podem ser desenvolvidas de maneira remota. A preocupação da comunidade acadêmica com as condições epidemiológicas e a integridade física dos alunos em atividades de estágio obrigatório dos cursos de licenciatura é lembrada no Artigo 17: “para as Licenciaturas, poderão ser elaboradas, em parcerias com os órgãos públicos, escolas e/ou Secretarias de Educação, propostas de estágios em diferentes metodologias, desde que de acordo com a natureza de sua formação de professores. Isso, a ser realizado de acordo com as políticas de atividades remotas, ou não, da rede escolar específica e políticas adotadas pelas escolas em período de pandemia, incluindo-se aqui atividades de planejamento de projetos e atendimentos às Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação”.