Em 2021, a UFRRJ protocolará o processo de Recredenciamento Institucional junto ao Ministério de Educação (MEC). Esse procedimento deve ser realizado ao fim do prazo de vigência do ato regulatório autorizativo, a cada 10 anos.
O recredenciamento será uma questão central para a Universidade ao longo de 2021. Foi formado um grupo de trabalho (GT) exclusivo para organizar os trâmites necessários, envolvendo representantes das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Proaes), Extensão (Proext), Graduação (Prograd), Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), Pós-Graduação (Proppg) e Comissão Própria de Avaliação (CPA). O grupo está realizando reuniões específicas para dar conta de todas as demandas dentro do cronograma.
A fase inicial, que se estende até o início do segundo semestre, envolve preenchimento de informações relacionadas à organização da instituição (pedagógica e administrativa), aos perfis dos corpos docentes e técnicos, infraestrutura, atendimento de pessoas com necessidades especiais e regularidade de instrumentos legais.
Tais informações são então submetidas à avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira (Inep), pautada por 5 eixos e 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Na etapa seguinte, a Comissão de Avaliação in loco desenvolve reuniões com gestores acadêmicos, CPA, discentes e discentes, análise documental e visita às instalações da instituição. Por fim, ocorre a emissão de portaria pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES – MEC).