Os debates serão inspirados na tese de doutorado do coordenador do projeto. Além dessa atividade, são ofertados mais 10 oficinas, workshops e cursos temáticos abertos ao público interno e externo da Universidade Rural.
A Escola Popular de Artes (EPA) da Universidade Rural deu início a mais um ciclo de atividades on-line. Ao todo, são 11 oficinas, workshops e cursos temáticos que envolvem desenho, dança, literatura, música, filosofia, horta e redes sociais. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e certificadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) de acordo com a carga horária de cada uma. O período de duração das aulas é de quatro a seis semanas, com um encontro por semana.
É possível ser feliz?
No curso “Como ser feliz? Diálogos filosóficos”, o pedagogo e coordenador da EPA, Nikolas Bigler, propõe aos participantes uma investigação do fenômeno da felicidade através de estudos e diálogos sobre as obras de pensadores consagrados no tema como, por exemplo, Aristóteles, Confúcio, Epicuro e Buda. A ideia é buscar compreender junto aos participantes o que de fato pode ser considerado uma existência feliz e quais são os caminhos possíveis para alcançá-la, segundo a filosofia.
A atividade foi inspirada na tese de doutorado de Nikolas no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), que investiga o adoecimento e a medicalização na formação inicial de professores.
“Ao longo de minhas experiências profissionais e discentes, percebi que há um quantitativo elevado de alunos da UFRRJ com quadros alarmantes de ansiedade e depressão. Visto que o prazer é um elemento essencial no processo de aprendizagem/educação, a minha reflexão foi: como é possível ministrar uma aula de qualidade quando a turma manifesta um quadro de ansiedade? A partir daí comecei a investigar como chegamos a esse ponto e também as possibilidades de ação”, conta o pedagogo, que estuda questões relacionadas ao adoecimento discente há dois anos.
Em meio aos seus estudos, o doutorando se aprofundou sobre o fenômeno da felicidade através de teorias orientais e ocidentais clássicas. De acordo com o coordenador da EPA, é fundamental que temas como esse sejam discutidos com seriedade no ambiente acadêmico para evitar que fenômenos como a felicidade sejam relacionados a livros de autoajuda.
“A filosofia não trabalha com uma resposta simples, nem rápida, quiçá alguma garantia, visto que há uma dinâmica na vida e universo. Acho que isso é o que difere a atividade que irei ministrar de um livro de autoajuda ou algo do gênero. O que proponho é um estudo do fenômeno de modo a abarcar a complexidade do assunto, compreendendo em qual contexto algo foi dito, a quem se dirigia, qual é a lógica que permeia a fala daquele pensador. Sem esses elementos presentes, a discussão fica vazia. […] A reflexão que espero despertar [nos participantes], e que também é a minha tese principal de estudo é: o cuidado é necessário”, afirma.
As atividades
Sediada no câmpus Nova Iguaçu (IM/UFRRJ), a EPA é um projeto de extensão que, desde a sua criação em 2019, tem como objetivo promover o acesso a atividades artísticas e culturais entre os públicos interno e externo da UFRRJ, buscando, assim, instruir e proporcionar experiências estéticas aos interessados. As atividades – ofertadas virtualmente em razão da pandemia do coronavírus – são ministradas pela equipe da EPA, que é formada por bolsistas da comunidade interna e externa da Universidade Rural.
As inscrições são feitas através do perfil da EPA no instagram. O número de vagas é limitado e varia de acordo com cada atividade.
Workshop de dança: Samba para iniciantes – Inscrições encerradas;
Workshop: Fundamentos do Instagram – início em 8 de janeiro, às 16h, atividade via Instagram, livre para todas as idades;
Horta em Pequenos Espaços – início em 18 de janeiro, às 14h30, atividade via Instagram, livre para todas as idades;
Visitando o Brasil através das páginas: Perspectivas da Literatura Brasileira – início em 19 de janeiro, às 14h30, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 18 anos;
Desenho criativo com aquarela – início em 20 de janeiro, às 16h, atividade via Youtube, livre para todas as idades;
Literatura Sertões: O Nordeste em prosa e verso – início em 21 de janeiro, às 15h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 17 anos;
Workshop de dança: Street Dance – início em 22 de janeiro, às 15h, atividade via Youtube, livre para todas as idades;
Literatura e história da Estética Árcade luso-brasileira – início em 22 de janeiro, às 15h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 18 anos;
Oficina de Jazz – início em 23 de janeiro, às 10h, atividade via Zoom, faixa etária a partir de 10 anos;
Como ser feliz? Diálogos filosóficos – início em 23 de janeiro, às 16h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 18 anos;
Introdução à Teoria Musical – início em 25 de janeiro, às 17h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 14 anos;
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Por João Gabriel Castro, estagiário de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Imagem em destaque: Pixabay