Texto: Thaís Melo*
O UFRuralRJ Student Chapter é uma iniciativa criada em 2015 por alunos de graduação em Geologia da UFRRJ. O projeto tem como objetivo promover a divulgação e o desenvolvimento da Geologia de Petróleo através da interação entre os alunos, profissionais da Geologia e de outras áreas relacionadas ao petróleo por meio de eventos, palestras, workshops, visitas técnicas entre outras atividades.
O professor Artur Corval, do Departamento de Petrologia e Geotectônica, orienta o Capítulo Estudantil (Student Chapter) de Petróleo e Gás da UFRRJ. O docente faz parte do projeto desde 2015. Além dele, mais 11 alunos formam uma espécie de comissão diretora, mas o grupo de discentes membros do capítulo é composto por cerca de 60 estudantes.
Fundada em 1917, a Associação Americana de Geólogos de Petróleo (AAPG) tem sido um dos pilares da comunidade científica mundial. Tendo como propósito fomentar a pesquisa científica, promover o avanço da ciência geológica, da tecnologia e inspirar a alta conduta profissional.
Segundo Corval o Programa de Capítulo Estudantil da AAPG é formado por grupos de estudantes universitários de geociências e é um dos mais importantes programas educacionais do mundo dentro do setor de geociências, com mais de 245 capítulos.
Para aumentar o conhecimento dos alunos de Geologia da UFRRJ no setor de óleo e gás, um dos que mais empregam geólogos, foi criado um capítulo estudantil voltado para essa temática na Rural.
De acordo com o docente a relevância do projeto é grande. “Ele é tremendamente valoroso, pois tem permitido a maior interação e inserção dos nossos alunos de Geologia na realidade do mercado de óleo e gás. Além disso, os alunos desenvolvem maturidade e hoje já até realizam a recepção dos novos alunos (calouros) mostrando a eles todas as atividades que eles podem vir a desenvolver num capítulo estudantil. Aliás, após o estabelecimento do AAPG UFRRJ Student Chapter, os demais alunos do curso criaram outros tipos de capítulos estudantis voltados para outras áreas do conhecimento geológico”, detalhou o professor.
Corval ressaltou ainda que alunos membros do capítulo estudantil têm realizado atividades de ajuda a comunidades carentes. Além disso, os discentes participantes do capítulo também tem a experiência de coordenar eventos em escolas nos quais divulgam não só o setor de petróleo e gás, mas o curso de Geologia como um todo.
O orientador destacou que o maior desafio do capítulo até o momento foi a realização das semanas de petróleo e gás (Rural Óleo e Gás). Sobre a duração do projeto o orientador contou que não apenas esse, mas todos os capítulos estudantis costumam funcionar em modo contínuo. Mudam apenas os orientadores e os alunos que fazem parte da iniciativa, mas o projeto não precisa ter um fim. Ele vai se atualizando conforme novos alunos ingressam na universidade.
A oportunidade de ver o crescimento profissional dos alunos e seu amadurecimento pessoal são as partes que o orientador considera mais gratificantes. “Não se trata só do conhecimento técnico. Mas, sim de aprender uma série de coisas: apresentar um trabalho oralmente, enviar e-mails, coordenar reuniões, dinâmica de grupo e ainda levar esse conhecimento a outras pessoas até fora da universidade”, explicou o docente.
Para Corval, levar conhecimento sobre essa área para fora da universidade é essencial. Isso porque a área tem um mercado de trabalho que costuma oferecer muitas oportunidades de emprego. Logo, é importante apresentar essa área nas escolas, mas o retorno da iniciativa também é sentido pelos alunos da graduação. “Muitos projetos de pesquisa que sustentam hoje programas de pós-graduação e atividades de graduação advém de parcerias com empresas deste setor. Ao menos, é o caso de grande parte das Engenharias e Geologia. Deste modo, os alunos ficam próximo do que existe de mais moderno no setor”, ressaltou Artur Corval.
Mas o projeto não se limita apenas a aumentar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho e a divulgar o curso. Ele foca também na questão ambiental. Pensando no futuro o projeto não aborda apenas o petróleo e gás, mas também outras formas alternativas de energia. Como o petróleo não é um recurso renovável o capítulo prepara os estudantes para a transição de matriz energética.
Student Chapter na plataforma CED
Desde o início da pandemia de Covid-19, a Pró-Reitoria de Extensão disponibilizou uma plataforma para o cadastro de atividades ofertadas à comunidade da UFRRJ e a comunidade externa também. A plataforma da Central Extensionista de Dados (CED) conta com atividades de diversos cursos cadastradas, dentre elas estão algumas oferecidas pelo Student Chapter.
De acordo com Corval, a recepção das pessoas as atividades cadastradas pelo capítulo na CED tem sido ótima. Os alunos têm feito a transmissão dos eventos via Facebook, Youtube, Twitch e etc. Com isso, pessoas de todo o Brasil tem participado. Até mesmo contatos para novas pesquisas foram gerados.
As ações durante a pandemia foram denominadas como “AAPG em casa”, e são uma parceria do Student Chapter com o Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Evolução. Já foram realizadas diversas palestras online abordando temas interdisciplinares da Geologia.
Comunicação Proext*