Trata-se de projeto de extensão desenvolvido no âmbito do NPJ/ITR/UFRRJ, de forma articulada com atividades de ensino e pesquisa relacionadas a práticas consensuais de administração de conflitos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, segundo THIOLENT, 2002, pode ser denominada de “participativa” e consiste em um “aprender enquanto se faz”. A proposta é empregar técnicas de mediação e de conciliação para a solução consensual de conflitos de interesse, não apenas os que venham a ser apresentados pelos assistidos do NPJ, mas também outros encaminhados mediante parcerias já existentes e outras a serem firmadas na cidade de Três Rios e região, com a OAB e Tribunais, por exemplo. Os alunos são envolvidos nessas atividades. São desenvolvidas iniciativas voltadas à preparação de mediadores e conciliadores entre os alunos e, posteriormente, membros da comunidade. Em sentido reverso, no campo da pesquisa, pretende-se compreender e colocar sob discussão os mecanismos utilizados espontaneamente pela comunidade para lidar com seus conflitos. O Laboratório está abrigado e atua de forma articulada com o NPJ.