Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em um momento de insegurança alimentar grave, a celebração deste ano tem como tema “Crescer, nutrir, sustentar. Juntos.” e defende o acesso a uma alimentação nutritiva e de qualidade como parte essencial da estratégia de enfrentamento global à pandemia da Covid-19.
No início de outubro, a FAO recebeu o prêmio Nobel da Paz 2020 pelos esforços do Programa Mundial de Alimentos no combate à fome ao redor do mundo, sobretudo durante a crise sanitária atual. De 2011 a 2019, a organização teve como diretor-geral o engenheiro agrônomo José Graziano da Silva, reconhecido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no ano passado.
Na ocasião, Graziano aproveitou para destacar a importância da segurança alimentar. “Não há paz sem que haja alimento. E é fundamental que as pessoas tenham acesso a comida, e mais que isso, que haja uma atenção maior com a segurança alimentar. Hoje os alimentos ultraprocessados são os grandes responsáveis por uma verdadeira epidemia de obesidade”, ressaltou.