No dia 13 de novembro, a Seção de Arquivos e Protocolo Geral (SAPG) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) trouxeram os servidores mais antigos da Universidade Rural para uma visita, como parte das atividades da Gincana do Servidor. Como atividade da Gincana do Dia do Servidor, as equipes Chapa Quente (Progep) e Arquive-se (SAPG) receberam, respectivamente, Joel Clemente de Andrade e José Luiz Figueira.
Joel, do Setor de Serviços Comunitários, está na Rural desde 1976 e completou 43 anos de serviço em maio. “Sou um cara ativo. Não gosto de ficar parado. Com certeza, se eu sair da Rural para me aposentar, eu vou morrer”, ele brinca.
José Luiz, do Departamento de Educação Física e Desportos, é servidor da Rural há 52 anos – quando a instituição ainda se chamava Universidade Rural do Brasil. Ele se emocionou ao lembrar de sua participação nos Jogos da Primavera: “Eu tenho a honra de dizer que sou campeão de futebol de salão de 1982”, disse. “A minha medalhinha está, até hoje, guardadinha”.
José relembrou outras atividades realizadas, como a Semana do Fazendeiro, festas juninas e os Bailes de Gala, e elogiou a Universidade pelos eventos do Dia do Servidor. O servidor conta que sua história na Rural antecede até mesmo o nascimento. Seu pai trabalhou como cozinheiro na Escola Agrotécnica (atual Instituto de Agronomia), morou e formou família em terras ruralinas. “Sou servidor há 52 anos e estou ficando triste porque vou ter que sair. Até os 75, eu vou ficando. Chegando aos 75, tenho que me aposentar. Mas se passar para 80, eu fico”, conta José Luiz. “Amo a Rural. Nasci aqui na Rural, sempre morei aqui”, ele se emociona.
Texto e fotos: Julia Luz (bolsista de Jornalismo da Codep/Progep)