Por João Gabriel Castro (*)
A popularização das plataformas de streaming tornou o consumo de podcasts (programas de áudio disponibilizados online) um hábito entre os brasileiros. Em setembro de 2017, foi ao ar o primeiro episódio do programa Moléculas, que tem a curadoria assinada por Cedric Graebin, professor do Instituto de Química (IQ) da UFRRJ. Através de discussões de temas e entrevistas com pesquisadores convidados, o podcast promove conhecimentos produzidos tanto na área da química como da ciência em geral.
O Moléculas tem como público-alvo jovens que estejam cursando os últimos anos do Ensino Médio e alunos nos anos iniciais da graduação. No entanto, sua faixa de audiência é bem mais ampla. Somados os números do website e de aplicativos que hospedam o podcast – como a plataforma Spotify – o programa possui uma média de 500 ouvintes por episódio. Em sua segunda temporada, além das entrevistas com pesquisadores, o podcast debate temas escolhidos a partir de sugestões enviadas por ouvintes.
Atualmente, o programa é produzido com a colaboração de alunos do curso de licenciatura em Química da Universidade, que auxiliam o professor na preparação dos conteúdos, roteiro, gravação, além de participar de alguns episódios.
Para Cedric, iniciativas de divulgação científicas feitas por professores e estudantes são extremamente necessárias. “Eu defendo fortemente a tese de que nós, professores universitários e funcionários públicos, temos o dever de retornar à sociedade brasileira o investimento que foi e é feito em nós a partir das bolsas, auxílios e também do salário que recebemos. Ainda mais em tempos em que a nossa atuação e a nossa própria existência como professores e pesquisadores é questionada por setores da sociedade que não enxergam na universidade pública um benefício para toda a sociedade”.
Ouça o Moléculas:
Site: www.ladmolqm.com.br/moleculas/
Spotify: ‘Moléculas – um podcast sobre Química’
(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Você também faz um trabalho de divulgação científica na UFRRJ?
Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br
Publicado originalmente no Rural Semanal 10/2019.