Realizada entre 15 e 19 de outubro, a 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimentou os quatro câmpus da UFRRJ — Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes — levando conhecimento científico para um público formado por moradores dos municípios do entorno e estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Em tempos em que a relevância da produção científica das universidades é questionada, o evento abriu as portas dos câmpus para apresentar soluções inovadoras desenvolvidas em benefício da sociedade. Em sua matéria de capa (“Ciência e Tecnologia para redução das desigualdades”, p. 4 e 5), o Rural Semanal passeou pelos câmpus para mostrar o que melhor ocorreu durante a SNCT.
Na matéria da página 6 (“Objeção: um caminho para as Ciências da Vida?”), abrimos espaço para o debate em torno do direito à objeção de consciência no uso de animais no ensino. O tema ganhou força com a resolução normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), publicada em abril (confira em https://bit.ly/2PoPhAX). De acordo com este documento, é garantido que o estudante tenha o direito de fazer a atividade de forma alternativa, sem nenhum prejuízo para sua formação e na avaliação que o professor realiza.
Na entrevista da semana (“Democratização de rede”, pág. 3), o professor André Holanda (Jornalismo/UFRRJ) analisa o papel decisivo da internet nestas eleições. Dessa nova tendência, a expressão “Fake News” – termo em inglês para designar as notícias falsas – ganha destaque nos veículos de mídia. Em um país onde, segundo a agência norte-americana Quartz, cerca de 70% da população se informa pelas redes sociais, as preocupações com a onda de notícias falsas são justificadas, sobretudo em período eleitoral.
Leia estes e outros textos no Rural Semanal 13/2018, que está de volta em sua versão impressa e disponível para download em http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2018/11/RS_13_2018.pdf
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)