A Pró-Reitoria de Graduação, por meio desta publicação, orienta Comunidade Estudantil sobre questões relacionadas ao período de pré-matrícula em disciplinas no segundo semestre de 2018. Confira nossas orientações abaixo:
1. A matrícula em disciplinas é dividida em quatro fases: pré-matrícula (1ª fase), sem ocupação de vagas; pré-matrícula (2ª fase), 1ª fase de ajustes e 2ª fase de ajustes. As três últimas com consolidações (efetivações) de matrículas. Lembramos que, entre o término e o início de uma fase, as inscrições não consolidadas são suprimidas da planilha. Ou seja, durante o período de matrícula em disciplinas, as inscrições só poderão ser visualizadas quando uma das quatro fases estiver em execução, além da fase de trancamento.
2. A classificação para a ocupação de vagas não acontece por ordem de inscrição como muitos pensam. Ou seja, não faz diferença escolher uma turma no primeiro ou no último dia da segunda fase pré-matrícula. A ordem de prioridade é estabelecida através de pontos acumulados pelo estudante com base na sua trajetória acadêmica, conforme a tabela ao lado:
3. Entre as duas fases de pré-matrículas, isto é, de 22 e 26 de julho, não existe ocupação de vagas e as inscrições dos estudantes são suprimidas do Quiosque. O intervalo entre elas serve para os departamentos criarem e excluírem turmas ou aumentarem e diminuírem a quantidade de vagas das turmas já criadas. Ao iniciar a segunda fase de pré-matrícula, a Prograd sempre disponibiliza no Quiosque e em seus demais veículos de comunicação uma relação com essas alterações, criações e exclusões de turmas realizadas pelos departamentos.
4. Durante as fases de pré-matrículas não é possível escolher turmas de um turno diferente do turno do curso do estudante, entretanto, essa prática é permitida (somente) nas fases de ajustes.
5. Os estudantes que optarem por manter suas inscrições após o término da segunda fase de ajustes (12 de agosto) poderão ter as mesmas efetivadas após o término do período de cancelamento de matrícula em disciplinas (23 de agosto). Por este motivo, recomendamos ao estudante nessa situação que compareça às aulas para não perder o conteúdo programático e aguarde a efetivação ou não da matrícula nos dias 24 de agosto e 03 de setembro, sendo esta última data somente para turmas com vagas reservadas aos calouros. Se não tiver o interesse em cursar a disciplina, o estudante deverá remover sua solicitação até o término da segunda fase de ajustes. A Pró-Reitoria de Graduação não aceitará pedidos de cancelamentos após o término do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico de 2018.
6. Disciplinas “livre escolha” tem ocupação após a última consolidação de matrícula em disciplinas, isto é, a partir de 03 de setembro. O mesmo vale para disciplinas “isoladas”. Sendo assim, o estudante que desejar cursar uma livre escolha ou uma disciplina isolada deverá comparecer às aulas para não perder o conteúdo programático e aguardar a efetivação ou não de sua inscrição.
7. As informações sobre as datas de cada etapa, exceto consolidação de Disciplinas Isoladas e Livre Escolha, estão discriminadas no Calendário de Matrícula para 2018-2.
8. As disciplinas com vagas reservadas aos ingressantes do período terão uma fase extra de consolidação de matrícula (5ª) para a ocupação de vagas ociosas por veteranos. Esta consolidação está prevista para o dia 03 de setembro, por isso, recomendamos ao estudante inscrito em uma turma com vagas reservadas aos calouros que compareça às aulas para não perder o conteúdo programático da disciplina e aguarde a efetivação ou não de sua inscrição. A Prograd disponibilizará a relação de turmas que possuem vagas para calouros diretamente no Quiosque e não aceitará pedidos de cancelamentos após o término do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
9. Para maiores informações sobre o passo a passo da matrícula em disciplinas, o estudante pode acessar diretamente no seu quiosque o “Manual de Utilização da Pré-Matrícula”, localizado na sessão “informes” da aba “pré-matrícula.
DIFICULDADES DURANTE A INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS PARA 2018-2
Está encontrando alguma dificuldade na pré-matrícula? Calma, nós vamos indicar o caminho para que você possa buscar ajuda e ter seu problema solucionado. Os setores a serem acionados pelos discentes são os Departamentos e as Coordenações de Cursos, já que são esses setores os responsáveis pela oferta de vagas. A Prograd não oferece turma alguma. As turmas são disponibilizadas pelos Departamentos, através das demandas apontadas pelas Coordenações de Curso – em alguns casos as Coordenações também ofertam determinadas turmas, como, por exemplo, as Atividades Acadêmicas. Sendo assim, em caso de dificuldades, procure o Departamento da disciplina em questão e/ou sua Coordenação de Curso.
A Pró-Reitoria de Graduação analisará a viabilidade de atendimento aos ajustes pertinentes somente após solicitação da chefia de departamento ou do coordenador de curso – ou de seus vices. A lógica é bem simples. Os estudantes acionam o Departamento da disciplina em questão ou sua Coordenação de Curso que avaliarão a demanda apresentada. Em sendo a demanda procedente, esses setores acionarão a Prograd que, em tempo, verificará a possibilidade de realizar os ajustes necessários com base na solicitação apresentada.
PRÉ-MATRÍCULA BLOQUEADA
A pré-matrícula poderá estar bloqueada por três motivos: pendência na documentação de matrícula, entretanto a Prograd não bloqueará a inscrição em disciplinas para 2018-2 de estudantes nessa situação; tempo máximo de conclusão do curso de graduação atingido ou ultrapassado em 2018-1; e matrícula cancelada. Caso o estudante tenha aberto um processo de reintegração ao curso de graduação ou prorrogação do tempo de conclusão do curso, a Prograd comunica que os pedidos estão sendo analisados e os desbloqueios da pré-matrícula ocorrerão gradualmente. Até o dia 20 de julho, a Prograd definirá um calendário informando o prazo limite para que os desbloqueios da pré-matrícula de discentes nessa situação, com processo deferido, ocorram.
QUIOSQUE ALUNOS FORA DO AR
Caso o acesso ao Quiosque seja interrompido por problemas técnicos ou falta de internet, você sabe a quem procurar ajuda? A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) é a instância mais apropriada a ser acionada, pois é ela a responsável pelo Quiosque e outros sistemas acadêmicos, quando a questão for de natureza tecnológica (e não acadêmica).
A Pró-Reitoria de Graduação não é a responsável pela operacionalidade do Quiosque. Ela é apenas mais uma usuária da plataforma como você, os demais estudantes e docentes. Somente Cotic poderá dar um parecer sobre o funcionamento dessas plataformas. Caso a Prograd identifique alguma anormalidade, será essa, também, a providência a ser tomada.
Por Kleber Costa – Assessor de Comunicação da Prograd