A UFRRJ desenvolve, há décadas, trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão na Reserva Biológica do Tinguá (RBT). Os impactos socioambientais destes trabalhos são imensos. A RBT foi tombada pela Unesco, em 1993, como Patrimônio Natural da Humanidade, em razão de sua riqueza de biodiversidade e seu formidável potencial hídrico. Por conta disso, a Reserva exige políticas sérias e responsáveis para sua preservação.
A indicação de profissionais ligados às questões do meio ambiente para direção da RBT é, portanto, estratégica para a continuidade de ações sempre associadas à preservação, conservação e educação ambiental.
Sendo assim, apelamos para que profissionais com sólida formação ambiental, social e de legislação sejam sempre os responsáveis dirigentes por áreas como a da Reserva de Tinguá, de imensa dimensão territorial e relevância para o patrimônio natural.
Com estes princípios, a UFRRJ manifesta sua discordância e grande preocupação com a exoneração da servidora Virginia Talbot da direção da RBT, a qual, esperamos, seja revertida para o bem do patrimônio público e de nossas políticas ambientais.
Administração Central da UFRRJ