Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Aula Magna do IM debate acesso dos jovens ao ensino superior

Aula Magna do IM debate acesso dos jovens ao ensino superior

Os novos calouros do Instituto Multidisciplinar (câmpus Nova Iguaçu), além dos veteranos, foram recepcionados nesta segunda-feira, dia 14/8, pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Prof.Dr. Ricardo Berbara. Ao dar as boas-vindas, ele abordou a conjuntura atual de crise do país, traçando um panorama sombrio de cortes de investimentos orçamentários para as universidades públicas federais.
O tema da Aula Magna Inaugural do instituto foi “O Custo da Oportunidade”, cujos palestrantes foram o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, Professor Alexandre Fortes, e a professora, antropóloga e dançarina Katya Wesolowski, da Duke University-EUA.
Além do Reitor Ricardo Berbara, a mesa de abertura do evento foi composta pelo vice-diretor do IM, Prof. Dr. Marcos Benac, o Pró-Reitor de Graduação, Prof.Dr. Joecildo Francisco Rocha, a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Profª Drª Gabriela Rizo, representando o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Roberto Lélis.
Quem também fez uma breve saudação aos novos estudantes do IM/UFRRJ foi a aluna do 8º período do curso de Pedagogia, Carine Resende, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ela conclamou os calouros a participarem das atividades estudantis desenvolvidas pelo diretório, na luta pela manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade no país, além da ampliação do acesso dos estudantes da Baixada Fluminense ao ensino superior.

IM – referência em produção de conhecimento

Em seu pronunciamento, o Profº Berbara elogiou o desempenho acadêmico do IM ao longo dos anos, o qual, segundo ele, tornou-se um dos mais produtivos institutos na área das Ciências Humanas e Sociais, com uma vertente muito forte na área da Geografia e da Ciência da Computação. O Reitor assinalou que o IM construiu durante esses 10 anos diversos projetos nacionais, que integram o instituto dentro da universidade, no país e fora dele, como a parceria com a Universidade de Duke, nos EUA. Ele fez uma séria advertência aos presentes sobre os atuais rumos políticos tomados recentemente pelo Brasil. Segundo o Reitor da Rural, não devemos ter nenhuma ilusão de esperança quanto ao cenário que estamos vivendo hoje no país, incluindo aí o contexto enfrentado pela UFRRJ. Berbara acrescentou que o golpe de 2016 não foi dado apenas para derrubar a ex-presidenta Dilma Rousseff, desrespeitando o resultado das urnas, que a elegeram com 52 milhões de votos. O golpe ultrapassou a própria ofensa ocorrida no campo da democracia em nosso país, e se insere num projeto de construção de um novo modelo político de país, com perfil excludente e onde o setor público é destruído. Ele também afirmou que esse novo modelo não permitiria o surgimento do IM, que é um projeto tipicamente de inclusão social, construído nos últimos doze anos. Graças a ele, a UFRRJ cresceu de tamanho, passando de 5 mil para 20 mil alunos, além do fato de termos triplicado o número de professores. O Reitor denunciou que é esse projeto de inclusão social é que está sendo colocado em xeque no atual cenário político brasileiro. Isso sem falar na barbárie institucional que o golpe trouxe à tona, como as restrições ao habeas corpus e à presunção de inocência, a condução coercitiva, a delação premiada e outros ataques ao Estado Democrático de Direito.
Por tudo isso, o Reitor da UFRRJ enfatizou que a universidade, por se constituir numa das poucas caixas de ressonância na Baixada Fluminense, não perde chance alguma para denunciar esse quadro caótico que se abateu sobre o Brasil, com a Saúde e a Educação Pública em crise, a Previdência sendo sucateada para depois ser privatizada. Isso sem falar na existência de 14 milhões de desempregados, como conseqüência dessa conjuntura adversa e anti-povo que estamos enfrentando. A saída para esse enfrentamento, segundo ele, é ampliar nosso olhar para o entorno da universidade, buscando parcerias com movimentos sociais e com os excluídos da sociedade.

Fenômeno mundial

O Professor Ricardo Berbara é de opinião que esse fenômeno atual do país nada mais é do que fruto do que também ocorre no exterior, onde uma nova cultura, a do “medo do outro”, se dissemina rapidamente pelos quatro cantos do planeta. E no Brasil, essa concepção ideológica do “eu individualizado”, distanciado dos demais em função de aspirações pessoais, vem se impondo a partir dessa cultura introduzida a partir do golpe de Estado, que deve ser combatida também no âmbito acadêmico. Ele revelou que a UFRRJ, assim como todas as universidades públicas federais tiveram um corte de 40% este ano em sua capacidade de investimento. E em 2018, haverá um novo corte no valor de 5 milhões de reais no orçamento da Rural, o que vai levar a um esforço geral na busca de ideias e projetos para sair da crise e derrotar esse modelo excludente e injusto. É no campo da disputa por ideias e projetos que vai se dar o enfrentamento para superar esse contexto gerado pela crise, não só no Brasil, como também no continente americano e em todo o mundo.
Por fim, ele lembrou que é nos momentos mais graves que a universidade pública soube dar respostas que ajudaram o país a sair dos impasses políticos e econômicos ao longo da História. E nessa conjuntura, o desafio para os novos alunos, servidores, professores e técnicos é a criação de uma rede de solidariedade, que integre os departamentos e cursos na busca de ideias e projetos que se contraponham a avalanche do modelo neoliberal e excludente.
O orador seguinte foi o vice-diretor do IM, professor Marcos Benac. Ele saudou com boas-vindas os novos estudantes e todos os servidores técnico-administrativos e destacou a importância do IM como polo de produção de conhecimento, tecnologia e produção acadêmica da UFRRJ. Ele também se mostrou preocupado com o cenário político e econômico de crise que o estado do Rio de Janeiro e o país atravessam. E aproveitou para fazer um chamamento à dedicação e à responsabilidade pelo trabalho, num esforço unitário no pensar, produzir e refletir, para sair da crise.
O Pró-reitor de Graduação,Prof. Joecildo Francisco Rocha começou sua fala destacando o momento especial de chegada de novos alunos à UFRJ para a vida deles e da própria instituição. Ele recomendou que os calouros busquem na academia não apenas o conhecimento técnico, mas também a formação cidadã tão necessária para a vida em sociedade. Ele apontou como fundamental as parcerias da universidade com instituições como a Duke University, buscada pelo Professor Alexandre Fortes na época em que foi diretor do IM. Ele ressaltou a presença no instituto das diversas coordenações de programas, como o PIBID, o Parfor, o Programa de Acessibilidade e Inclusão, o PPGPACS, o PPGEduc, saudando a presença no evento de todos os coordenadores de cursos do Instituto Multidisciplinar.
A oradora seguinte foi a Profª Gabriela Rizo, Pró-Reitora adjunta de Extensão, que representou o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Roberto Lélis. Ela chamou a atenção dos novos ingressantes para o fato do aprendizado e a percepção do conhecimento nos formarem como indivíduos pensantes e não apenas para ascender socialmente mas também para nos formar como seres humanos e solidários. Aqui, teremos a chance de mostrar o que temos de melhor para a sociedade, ajudando a construir um mundo mais justo.
A segunda mesa foi composta pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Alexandre Fortes, pelos Professores John French e Kátia Wesolowski, ambos da Duke University (EUA). Integraram também a mesa o cineasta, rapper , educador comunitário e fundador da ONG Enraizados, Dudu do Morro Agudo e a aluna da Duke University, Stephanie Reist. Ambos produziram o filme “The Coast of Opportunity”, exibido no final do evento.

O “Custo da Oportunidade”

Esse foi o tema da palestra do Pró-Reitor Alexandre Fortes. Ele informou que começou a trabalhar com essa expressão a partir do projeto de pesquisa cooperativa, que vem sendo desenvolvido com a Duke University já há alguns anos. E que guarda uma relação com todo o empenho feito pelas famílias, pelos estudantes e movimentos sociais em defesa da Educação Pública, no sentido de garantir a expansão do acesso democratizado dos jovens à universidade pública, e assim construir uma possibilidade de futuro melhor para os filhos dos trabalhadores e para o país. O professor Fortes assinalou que a ideia é construir um movimento que possa resistir a essa conjuntura adversa de retirada de direitos sociais. Por conta disso, lembramos que, apesar do país estar atrasado na questão do acesso dos jovens à universidade, os governos Lula e Dilma dobraram de 9% para 18% o percentual de estudantes de até 24 anos egressos das camadas populares no ensino superior público e privado.
Agora, com a redução dos investimentos e reduções orçamentárias em Educação, todo esse ganho social está em risco. Por isso, ele afirma ser fundamental a mobilização da sociedade em defesa dessas conquistas. Apesar de ter dobrado o número de estudantes com acesso à universidade, ainda estamos atrás de muitos países latino-americanos e de algumas nações asiáticas, como a Coréia do Sul. Portanto, o diálogo da Universidade precisa se dar com os moradores de seu entorno, com os sindicatos, com os movimentos sociais, com os trabalhadores, com as escolas e as igrejas.
E é com esse objetivo que foi produzido o vídeo-documentário “The Coast of Opportunity”. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o filme estabelece claramente essa ponte da universidade com os setores populares, pois mostra os alunos que estão tendo essa oportunidade de crescimento e de busca da melhoria da qualidade de suas vidas. E principalmente na Baixada Fluminense, uma região marcada pela exclusão social e pela injustiça, surge uma universidade pública como o IM da UFRRJ, que rompe com essa lógica predominante. O filme mostra essa experiência de nossa parceria com a Duke University, com resultados positivos desses alunos que conquistaram o direito de estudar numa universidade pública e de qualidade e de suas famílias, que lutaram por essa conquista junto com eles.
Depois, quem fez uso da palavra foi a professora e antropóloga Kátya Wesolowski, da Duke University. Ela ressaltou que a Educação é fundamental, para qualquer sociedade que busque o desenvolvimento. A expansão do ensino superior, segundo ela, precisa estar voltada para as áreas carentes, como a Baixada Fluminense, onde não existe uma Educação de qualidade e que propicie um avanço social para as comunidades.
O Professor John French destacou em seu pronunciamento o sucesso da parceria Duke/UFRRJ, onde os estudantes daqui foram até a universidade americana e os de lá vieram até aqui, intercambiando informações e tomando conhecimento das duas realidades distintas.
Antes da exibição do filme, o rapper Dudu do Morro Agudo foi o último a dar seu depoimento. Ele falou sobre sua parceria com a Rural, que já vem de longo tempo e o filme foi o resultado de entrevistas que foram sendo feitas com estudantes e seus familiares, contando suas histórias de lutas e dificuldades para chegar até o ensino superior público. Dudu contou que trabalha com crianças e adolescentes e que, na maioria dos casos, não há possibilidade de cursarem uma universidade. Em sua grande maioria, os jovens cursam apenas o 2º grau, dando por concluída sua vida escolar. A partir daí, resolveu investir na busca do incentivo e o filme produzido com a aluna Stephanie Reist foi uma ferramenta que despertou o interesse nas crianças e jovens da periferia. Em todo o lugar onde é convidado a fazer palestra, Dudu do Morro Agudo exibe “The Coast of Opportunity” e isso tem mostrado ser possível estimular a busca por uma qualidade de vida melhor, através do estudo.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ

Foto: Divulgação PROPPG/UFRRJ


Postado em 15/08/2017 - 14:25 -

Notícias Relacionadas

Núcleo de Práticas Jurídicas do IM/UFRRJ no enfrentamento à violência contra as mulheres
Circuito Gourmet da Gastronomia Afro abre inscrições trazendo tendências da culinária internacional para a UFRRJ
Rede Brasileira de Observatórios de Turismo elege membros da Diretoria, incluindo professora de Turismo da UFRRJ
Escola Popular de Artes da UFRRJ conquista prêmio da Comissão de Cultura da ALERJ
Professor do IM é nomeado coordenador adjunto dos Programas de Pós-graduação Profissionais da Capes

Últimas Notícias

Skip to content