Neste início de segundo semestre, o Rural Semanal está de volta e dá boas-vindas aos estudantes. Em sua edição 11/2017, o informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) destaca o apoio que a instituição dá aos agricultores familiares da Baixada Fluminense. A matéria “A transformação que vem do campo” (páginas 4 e 5) aborda o projeto de extensão ‘Fortalecimento da agricultura familiar na UFRRJ: construção de mercados e assistência técnica para o desenvolvimento local sustentável’. A iniciativa existe desde 2015 e já alcança expressivos resultados.
A entrevista dessa edição (“Campo fortalecido”, página 3) segue na mesma linha ao dar voz a um dos beneficiados pelo projeto de extensão: o agricultor de Paracambi/RJ Edson Pereira de Souza. O produtor falou sobre os benefícios de estar integrado à Rural e às outras instituições participantes: “É o que mais fez diferença na minha vida! Hoje não penso em deixar meu sítio. Meu convívio com minha esposa melhorou e eu tenho muita satisfação em incentivar minha filha a prosseguir nos estudos e em investir em um curso preparatório para ela. Houve uma grande melhoria na nossa qualidade de vida.”
Na página 7, espaço para uma pesquisa que analisou a construção da imagem da Baixada Fluminense numa telenovela da Rede Globo. Intitulada “Quando a Baixada também é Brasil: um estudo de caso da Baixada Imaginada em Senhora do Destino”, a dissertação de Andreza Patrícia de Almeida Santos foi defendida em março deste ano no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRRJ), sob orientação da professora Carly Machado. “Quando escolhi estudar a Baixada Fluminense na ficção, quis ver também uma representação de nação. Pesquisar uma novela que retrata a Baixada foi procurar compreender como essa região vai virar o Brasil em algum momento”, explicou Andreza, que também é graduada em Jornalismo pela UFRRJ.
Quer saber mais sobre estes e outros assuntos? É calouro e ainda não conhece o Rural Semanal? Clique aqui e baixe o PDF.
Lembramos que essa edição terá apenas a versão digital, pois o serviço de impressão na Imprensa Universitária está temporariamente suspenso (leia aqui a nota da Reitoria).
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ