O Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino, do Instituto de Educação da UFRRJ, vem a público manifestar repúdio à declaração da Exma. Sra. Secretária de Educação, Cultura e Esporte do Município de Seropédica, Professora Sônia Oliveira de Souza, proferida no dia 18 de maio deste ano em reunião com diretores de escolas deste Município.
Este departamento, historicamente comprometido com a formação – inicial e continuada – de professores e com o planejamento do ensino visto para além da instrução de conteúdos sistematizados, um processo de construção de cidadãos críticos, éticos, responsáveis e solidários, sente-se impelido a se manifestar diante dessa materialização da desvalorização do profissional docente.
Consideramos humilhante e desrespeitosa a declaração da Secretária ao se referir aos professores da rede que se valem do transporte escolar para chegarem às escolas, como transcrita a seguir:
Eles irão se comprometer com vocês a auxiliar a criança no ônibus. Aquele que não quiser ajudar, não tem problema, não é obrigado, mas eu também não sou obrigada a dar carona para ele. Ele vai a pé! Ou então ele aluga um jegue. Tem um monte de jegue baratinho. Com duzentos reais você compra um jegue.
A declaração, amplamente divulgada nas mídias impressa e eletrônica, evidencia um posicionamento político que ignora as condições de transporte público do município e as possibilidades reais de deslocamento do professor para acessar escolas que muitas vezes não estão servidas de transporte público regular.
Ressaltamos ainda que atitudes de deboche, ridicularização e constrangimento da condição de locomoção do professor não condizem com uma política educacional de valorização da escola pública e de todas as nuances que envolvem o trabalho docente. Reiteramos a importância do professor para a construção de uma sociedade democrática e mais humana.
DTPE/IE/UFRRJ
Seropédica, 05 de junho de 2017