— NIT-UFRRJ consolida ações para proteção do conhecimento e transferência de tecnologia —
Com 35 cursos de pós-graduação stricto sensu e forte tradição em pesquisa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) possui grande potencial para inovar. Para favorecer a transferência de tecnologia e, também, a devida proteção do conhecimento a Rural instituiu, em 2008, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), o Núcleo é responsável por gerir a política de inovação da Universidade.
Como a demanda por inovação não se restringe ao mercado e aos interesses econômicos, fazer com o que as inovações desenvolvidas no ambiente universitário cheguem à sociedade também contribui para o enfrentamento das desigualdades sociais. É o que assinala o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, Alexandre Fortes:
– Quando se fala em transferência de tecnologia, precisamos ter uma visão mais ampla e pensar nos benefícios potenciais gerados à sociedade como um todo, inclusive na possibilidade de que esse processo seja feito entre organismos públicos e, até, com movimentos sociais – afirmou Fortes.
Continue lendo aqui, na edição 05/2017 do Rural Semanal.
Por Michelle Carneiro (Coordenadoria de Comunicação Social/UFRRJ)