A pesquisadora e professora do curso de Relações Internacionais da UFRRJ, Ana Saggioro, concedeu entrevista ao jornal Brasil de Fato sobre a eclosão dos movimentos populares nos países que integram os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) desde 2006. Tais manifestações tem por objetivo articular lutas conjuntas para propor alternativas à crise sistêmica do capitalismo.
Para a docente, estes movimentos também acumulam outras lutas, como por exemplo a contradição entre sediar megaeventos internacionais e permanecer com elevados índices de desigualdade social.
— É interessante ver que os países do Brics hospedaram grandes eventos nos últimos anos. Portanto, a luta que questiona os megaeventos é uma pauta comum entre eles, assim como os protestos contra projetos de grandes proporções, que exploram o trabalhador e causam impactos ambientais” — destacou Ana.
Para maiores informações, leia a matéria completa publicada dia 13 de dezembro: https://www.brasildefato.com.br/2016/12/13/desafios-sociais-dos-brics-unem-movimentos-populares/