Acompanhe o andamento do seu processo acadêmico pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. Acesse o link abaixo e confira o status da sua solicitação.
Acesse o portal e veja o processamento requerido 👉 https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf .
Cada solicitação exige o envio do respectivo requerimento, adequadamente preenchido, atendendo as particularidades/informações solicitadas como critério para o melhor processamento.
Consiste no envio do🔗Requerimento para Alteração de Nome Civil que deverá ser adequadamente preenchido, datado e assinado, com a justificativa, contendo a certidão de nascimento ou casamento (a depender do tipo da alteração) e documento de identificação com foto dentro da validade.
Abrangem dois tipos/ casos.
Interno e equivalência:
Consiste no envio do 🔗 Requerimento para Aproveitamento de Estudos/Créditos que deverá ser adequadamente preenchido, datado e assinado, contendo justificativa, histórico escolar ou documento oficial da(s) disciplina(s) cursada(s) e aprovada(s) como documentos comprobatórios.
Externo:
É feito pelo envio do 🔗Requerimento para Aproveitamento de Estudos/Créditos corretamente preenchido, datado e assinado, apresentando justificativa, histórico escolar e ementas da IES de origem datados, assinados e carimbados ou com código de autenticidade.
Abrangem dois tipos/ casos.
Alunos cadastrados:
Consiste no envio do 🔗 Requerimento para Cancelamento de Matrícula que deverá ser adequadamente preenchido, datado e assinado, contendo o documento de identificação com foto dentro da validade
Alunos ativos: requerimento específico preenchido, datado e assinado, nada constas da Biblioteca e Alojamento (Seropédica), nada consta da Biblioteca (Nova Iguaçu e Três Rios) e documento de identificação com foto e válido.
É feito com envio do 🔗 Requerimento para Alteração de Nome Civil corretamente preenchido, datado, assinado, contendo a justificativa para a inclusão e o documento de identificação com foto dentro da validade.
Consiste no envio do 🔗 Requerimento corretamente preenchido, datado, assinado e deverá apresentar justificativa para a transferência, além de citar a instituição destinada.
Abrangem dois tipos/ casos.
Extemporâneo de disciplinas
É feito com pelo envio do 🔗 Requerimento corretamente preenchido, datado, assinado, também deverá apresentar a justificativa comprovada.
Excepcional ou extemporâneo de matrícula (suspensão de programa)
Consiste no envio do 🔗 Requerimento adequadamente preenchido, datado, assinado e deverá conter a justificativa comprovada.
ATENÇÃO: Todos os processos com solicitações extemporâneas ou excepcionais, após autuados, serão apreciados pela Câmara de Graduação.
Se trata da concessão de mais um período letivo ao discente que atinge o tempo máximo permitido pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Clique em 👉 “requerimento” para baixar o formulário específico 📄:
OBSERVAÇÕES:
* verifique a documentação necessária para cada processo;
** entrar em contato com a Coordenação do Curso, por e-mail, em posse dos documentos digitalizados em formato PDF solicitando abertura do processo;
*** a coordenação deve solicitar abertura do processo ao Setor de Protocolo de cada campus.
Para solicitar a alteração de uma nota ou conceito na UFRRJ, o estudante deve entrar em contato com a DRA pelo e-mail xxxxx@xxx.br . Essa solicitação é necessária para notas e frequências já consolidadas e poderá ser reaberto a turma se o período de notas ainda estiver aberto, para que o docente possa fazer a correção diretamente.
O processo consiste no preenchimento do requerimento e envio à Divisão de Registros Acadêmicos (DRA) ou respectiva coordenação do curso.
O formulário deve ser assinado pelo aluno e contém campos para a justificativa, que é essencial para a antecipação da nota da disciplina.
Clique em 👉 “requerimento” para baixar o formulário específico 📄:
São expedidos no formato digital, de acordo com a Portaria MEC nº 1.095/2018 e desde agosto de 2022, a emissão da certificação é emitida automaticamente para todos os discentes de graduação que colaram grau.
A segunda via do diploma é realizada pelo sistema SIGAA, conforme passo a passo explicativo disponível abaixo:
Solicitação de Divulgação pela Prograd (Portal da Graduação e Mídias Sociais)