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Pró-Reitoria de Graduação

Processos Acadêmicos


Consulta a Processos

Acompanhe o andamento do seu processo acadêmico pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. Acesse o link abaixo e confira o status da sua solicitação. 

Acesse o portal e veja o processamento requerido 👉 https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf  .

Imagem: Página inicial do SIPAC UFRRJ.

Conheça os Tipos de Processos Acadêmicos e Orientações Prévias

Cada solicitação exige o envio do respectivo requerimento, adequadamente preenchido, atendendo as particularidades/informações solicitadas como critério para o melhor processamento.

🤝Alteração de Nome Civil

Consiste no envio do🔗Requerimento para Alteração de Nome Civil que deverá ser adequadamente preenchido, datado e assinado, com a justificativa, contendo a certidão de nascimento ou casamento (a depender do tipo da alteração) e documento de identificação com foto dentro da validade.

♻️ Aproveitamento de estudos (interno, externo e equivalência de disciplinas)

Abrangem dois tipos/ casos.

Interno e equivalência:

Consiste no envio do 🔗  Requerimento para Aproveitamento de Estudos/Créditos que deverá ser adequadamente preenchido, datado e assinado, contendo justificativa, histórico escolar ou documento oficial da(s) disciplina(s) cursada(s) e aprovada(s) como documentos comprobatórios.

Externo:

É feito pelo envio do 🔗Requerimento para Aproveitamento de Estudos/Créditos corretamente preenchido, datado e assinado, apresentando justificativa, histórico escolar e ementas da IES de origem datados, assinados e carimbados ou com código de autenticidade.

📁 Cancelamento de Matrícula (cancelamento de programa)

Abrangem dois tipos/ casos.

Alunos cadastrados:

Consiste no envio do 🔗 Requerimento para Cancelamento de Matrícula  que deverá ser adequadamente preenchido, datado e assinado, contendo o documento de identificação com foto dentro da validade

Alunos ativos: requerimento específico preenchido, datado e assinado, nada constas da Biblioteca e Alojamento (Seropédica), nada consta da Biblioteca (Nova Iguaçu e Três Rios) e documento de identificação com foto e válido.

🔠Inclusão de Nome Social

É feito com envio do 🔗 Requerimento para Alteração de Nome Civil corretamente preenchido, datado, assinado, contendo a justificativa para a inclusão e o documento de identificação com foto dentro da validade.

🔄 Transferência Externa (informar destino):

Consiste no envio do 🔗 Requerimento corretamente preenchido, datado, assinado e deverá apresentar justificativa para a transferência, além de citar a instituição destinada.

⏸️ Trancamento

Abrangem dois tipos/ casos.

Extemporâneo de disciplinas

É feito com pelo envio do  🔗 Requerimento corretamente preenchido, datado, assinado, também deverá apresentar a justificativa comprovada.

Excepcional ou extemporâneo de matrícula (suspensão de programa)

Consiste no envio do 🔗 Requerimento adequadamente preenchido, datado, assinado e deverá conter a justificativa comprovada.

ATENÇÃO: Todos os processos com solicitações extemporâneas ou excepcionais, após autuados, serão apreciados pela Câmara de Graduação.

Prorrogação de Prazo para Conclusão de Curso

Se trata da concessão de mais um período letivo ao discente que atinge o tempo máximo permitido pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Clique em 👉 “requerimento” para baixar o formulário específico 📄:  

OBSERVAÇÕES: 

* verifique a documentação necessária para cada processo;

** entrar em contato com a Coordenação do Curso, por e-mail, em posse dos documentos digitalizados em formato PDF solicitando abertura do processo;

*** a coordenação deve solicitar abertura do processo ao Setor de Protocolo de cada campus.

 

Demais Requerimentos para Processos Acadêmicos 

 

 Alteração de Nota

Para solicitar a alteração de uma nota ou conceito na UFRRJ, o estudante deve entrar em contato com a DRA pelo e-mail xxxxx@xxx.br Essa solicitação é necessária para notas e frequências já consolidadas e poderá ser reaberto a turma se o período de notas ainda estiver aberto, para que o docente possa fazer a correção diretamente. 

 

Antecipação de Nota e Conceito – Coordenador / Estudante

O processo consiste no preenchimento do requerimento e envio à Divisão de Registros Acadêmicos (DRA) ou respectiva coordenação do curso

O formulário deve ser assinado pelo aluno e contém campos para a justificativa, que é essencial para a antecipação da nota da disciplina. 

Clique em 👉 “requerimento” para baixar o formulário específico 📄:  

 

Confecção e Registro de Diploma

São expedidos no formato digital, de acordo com a Portaria MEC nº 1.095/2018 e desde agosto de 2022, a emissão da certificação é emitida automaticamente para todos os discentes de graduação que colaram grau. 

A segunda via do diploma é realizada pelo sistema SIGAA, conforme passo a passo explicativo disponível abaixo:

2ª VIA DE DIPLOMA
 
No processo de solicitação ainda será necessário submeter em um único arquivo PDF os seguintes documentos:
 
1 – FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO (CONFECÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA)
 

 2 – GRU E COMPROVANTE DE PAGAMENTO (R$ 100,00)

→ https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru

 Unidade Gestora: 153166

Gestão: 15240-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Código de Recolhimento: 28830-6

Número de Referência: 2

 

Publicidade Conteúdos de Interesse Graduandos / Docentes

Solicitação de Divulgação pela Prograd (Portal da Graduação e Mídias Sociais)

Postado em 03/01/2017 - 09:17 - Atualizado em 30/09/2025 - 13:57
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