O dia 19 de outubro foi especial para a comunidade acadêmica e científica da UFRRJ. A Edur, editora da Universidade, promoveu, no auditório Hilton Sales (prédio principal do câmpus Seropédica), o lançamento de seus novos títulos.
A editora, que tem como objetivo registrar e transmitir conhecimento produzido pela Universidade, publica livros em diversas áreas do conhecimento e, apesar de priorizar obras de cunho científico, vem inovando com a publicação de títulos para o público infantojuvenil, como Galo Chico, lançamento deste ano da autora e professora da UFRRJ Angela Marina Bravin, ilustrado por Rogério Simonetti, ex-bolsista da Edur. Galo Chico é resultado da união entre texto e imagem, de modo que ambos se complementem e proporcionem ao leitor uma viagem literal, além do que consta nas páginas.
Religião e Linguagem nos Mundos Ibéricos, das organizadoras Luciana Gandelman, Margareth de Almeida e Patrícia de Souza Faria, foi concebido a partir de um seminário organizado pelo Laboratório de Mundos Ibéricos da UFRRJ e trata de problemas relacionados à linguagem no âmbito religioso. Sistemas de Irrigação – Aspersão Convencional, Microaspersão e Gotejamento, do autor e docente aposentado da UFRRJ Aluízio Teixeira da Silva, é destinado principalmente aos alunos e profissionais que se dedicam ao ramo da Engenharia Agrícola e usuários da irrigação de um modo geral, trazendo um conteúdo prático e didático que alerta para o uso consciente e sustentável da água . Transgressão e reprodução – Homens e mulheres em profissões alternativas ao seu gênero, da autora e docente da UFRRJ Mani Tebet A. Marins, aborda a polêmica sobre desigualdade de gêneros apontando a tendência feminina na escolha de profissões da área do cuidar e da tendência masculina para a área tecnológica, mostrando como essas escolhas são resultado de influências vindas ainda da infância. Por fim, o Guia do Autor, manual de autoria de Mikaela Roberto, editora-chefe da Edur, a fim de orientar os autores nas diversas etapas de produção de um título.
Durante a cerimônia, os autores puderam contar um pouco do processo de criação de cada livro, ressaltando também o trabalho da equipe de bolsistas da editora, especialmente os dos cursos de Letras e Belas Artes. Esses últimos, realizadores do projeto gráfico dos livros. Cada capa criada, por exemplo, é fruto de pesquisas e estudos prévios para que o resultado não seja um mero desenho criado ao acaso, e sim, uma arte criada exclusivamente para aquela temática específica.
– O mais importante de tudo é a liberdade de criar a partir de novos elementos, ou afirmando elementos presentes na parte literal – explica Rogério Simonetti, ilustrador de Galo Chico.
O fim do evento foi marcado por uma mesa de autógrafos, em que foram vendidas as obras publicadas e os autores puderam ser prestigiados pela presença de alunos e colegas de trabalho. Mesmo enfrentando muitas limitações técnicas, a Edur vem se atualizando no que diz respeito às suas linhas editoriais e aperfeiçoando-se na tarefa de editoração. Cada livro impresso tem, por trás, o trabalho de uma equipe reduzida, porém, unida e atenta à demanda trazida por cada autor.
Por Débora Mattos/ bolsista da Edur