Ocorreu, nesta terça-feira, o primeiro dia do Seminário de Formação de Profissionais do Magistério para a Educação Básica na UFRRJ/Seropédica, que teve como temática as “Políticas Públicas e Demandas Sociais”. Os próximos encontros vão ocorrer nos Auditórios Hilton Sales e Gustavo Dutra, no Pavilhão Central. Dentro do grupo de organizadores do evento, estão o Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) e o Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD) do Instituto de Educação da Rural, com o apoio da CAPES/PAEP e da PROGRAD/UFRRJ.
Alunos de vários cursos de graduação, como Filosofia, Sociologia e Educação Física, se reuniram para discutir as novas propostas de mudança da educação brasileira. Um dos objetivos desse Seminário é criar um olhar mais crítico em relação às novas ações do governo e tentar entender como isso afeta o ensino como um todo. Segundo Vitor Marinho , aluno do curso de Educação Física, a Universidade é um lugar em que debates e críticas devem ser trabalhados para que todos estejam integrados a um pensamento questionador.
— A ideia de criar um momento para discussão é antiga. Porém, como estamos passando por um momento muito difícil em relação a educação, principalmente com as disciplinas que são consideradas mais marginais, com Filosofia, Sociologia e Educação Física, sentimos uma necessidade muito maior de discutir essa temática — disse Vitor.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da professora e reitora Ana Dantas, dos pró-reitores de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação, secretários de Educação de Seropédica e Nova Iguaçu, diretores dos Institutos de Educação e Multidisciplinar, chefes de Departamento e da comissão organizadora do evento.
Para os organizadores, ter a participação e o entendimento dos alunos da Universidade quanto as consequências de certas mudanças na grade de ensino é de suma importância. Por este motivo, o evento foi aberto para todo o público e vai acontecer até o dia 20 de outubro, com várias outras propostas ligadas à ensino e pesquisa dentro da Universidade, como trocas de experiências e novos métodos ligados à educação. Para mais informações, entre no evento do Facebook e confira toda a programação: https://goo.gl/Vq2e1e
— Nosso objetivo é conseguir explicar às pessoas que a educação, principalmente na Universidade, é um meio de formação de um senso crítico, não só para o aluno que está se formando, mas para o que está chegando, e até mesmo para os professores. Precisamos mostrar que podemos fazer a diferença para alguém e o quanto isso pode mudar a vida de uma pessoa — concluiu o aluno de Educação Física e organizador do evento.
Por Beatriz Rodrigues/CCS