Aconteceu nesta quarta-feira, 3 de agosto, no Pavilhão Central da UFRRJ, o terceiro encontro de agricultores para a Feira de Agricultura Familiar na UFRRJ. A ação da Universidade reuniu agricultores de Seropédica, Baixada Fluminense e Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O projeto, que vem sendo construído desde o ano passado, é uma iniciativa das professoras Anelise Dias (Departamento de Fitotecnia/Instituto de Agronomia) e Nídia Majerowicz (Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros – Proaf). Além disso, a iniciativa tem vários parceiros, como os extensionistas Patrícia de Castro, Bárbara Brandt e Erich Quintella, da Emater-RJ – Escritório Seropédica; os engenheiros agrônomos Evandro Costa, Igor Pinheiro e Letícia Ribeiro; e a graduanda Stéfane Oliveira. Outras instituições parceiras são a Embrapa Agrobiologia e a Pesagro-RJ.
O objetivo principal é promover a integração entre a UFRRJ e a agricultura familiar local. Essa ação é parte de uma política de apoio à agricultura familiar que envolve a realização da feira no espaço institucional, a compra de alimentos para o restaurante universitário – através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – e o apoio político, técnico e produtivo aos agricultores participantes.
A feira livre é um espaço para o contato direto entre os agricultores e a comunidade acadêmica, podendo fortalecer, gerar renda e dar visibilidade à agricultura familiar fluminense, com oferta de produtos saudáveis, localmente produzidos.
Serão 10 bancas divididas em grupos, com o total de, aproximadamente, 50 agricultores beneficiados. Para entrar em contato com os agricultores, a equipe do projeto começou visitando a feira do Km 49 e realizou um levantamento. Com a divulgação (por meio de redes sociais e pelo próprio portal da Universidade), outros agricultores entraram em contato e se interessaram em participar. As primeiras reuniões foram realizadas no escritório da Emater em Seropédica.
Edilene Santos, uma das agricultoras, vê benefícios na feira dentro da Universidade.
– A iniciativa é boa porque, até hoje, a realidade da Universidade ainda é muito distante da comunidade agrícola. É difícil pensar na ideia de agricultores e Universidade juntos no contexto de comercialização – avaliou Edilene.
A próxima reunião será realizada no dia 8 de setembro. A feira terá início dia 14 de setembro e acontecerá na primeira e na segunda quarta-feira de cada mês, até o final do período letivo. Nos feriados a data será ajustada para a segunda e terceira semana.
Por Nathália Barros e Thaís Melo (CCS/UFRRJ)
Imagem: Thaís Melo (CCS/UFRRJ)