O 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (Sigabi) reuniu, no Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ), 233 pesquisadores, gestores ambientais e estudantes de 13 estados do país: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. O evento – iniciativa dos professores, discentes e egressos do Bacharelado em Gestão Ambiental do ITR – teve como objetivos principais a divulgação dos resultados de pesquisas dos alunos do curso e de áreas afins; o intercâmbio de ideias; a inserção de novos talentos na comunidade científica; e a integração de profissionais e estudantes de graduação, especialização e pós-graduação.
– Este ano o Sigabi foi realizado em três dias, de 21 a 23 de junho, ao invés de cinco, deixando o evento mais enxuto e reduzindo os custos. Além disso, tivemos apresentações dos melhores trabalhos de forma oral para participantes e comissão científica – explicou a chefe do Departamento de Ciências do Meio de Ambiente (DCM/ITR) e uma das idealizadoras do Simpósio, professora Michaele Alvim Milward de Azevedo.
Outra novidade da edição 2016 é que também será adquirido o ISSN para os anais do evento. O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.
– O ISSN será publicado eletronicamente na página do ITR, dando mais confiabilidade para os trabalhos apresentados e publicados nos anais – acrescentou Michaele Milward.
Ainda de acordo com a professora, os principais temas debatidos neste ano foram: gestão em unidades de conservação; inclusão social e meio ambiente; bioindicadores ambientais; sistema de informação geográfica; gestão e uso da água.
A expectativa é a ampliação do número de participantes, especialmente estudantes.
– Apesar da pouca participação dos alunos de Gestão Ambiental do ITR, aqueles que participam, seja na comissão organizadora ou como simposistas, acumulam uma enorme quantidade de conhecimentos, pois, para alguns deles, é a primeira vez que apresentam um trabalho científico. É uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos e ideias, além de integração com outros profissionais da área. Podemos destacar alguns alunos nossos que participaram do Sigabi e hoje estão fazendo mestrado em diversas instituições do país. Creio que o evento auxilia na formação do currículo dos nossos futuros bacharéis em Gestão Ambiental – afirmou a professora.
O 6º Sigabi será realizado em junho de 2017. A data ainda será confirmada em breve, para que o evento possa concorrer ao Auxílio da Faperj (APQ-2).
Clique aqui para ver as fotos do 5° Sigabi. (Créditos das imagens: Marina Sant’Anna Carvalho de Souza e Viviane Cardoso).
Por Aline Avellar, jornalista do ITR/UFRRJ