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II Seminário de Avaliação Institucional discute a Graduação na UFRRJ
O seminário abordou temas diversos no processo de graduação (Foto: Ana Beatriz Paiva/Prograd)
O “II Seminário de Avaliação Institucional: Perfil da Graduação” aconteceu na manhã do dia 31 de maio no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas. A pró-reitora de Graduação, Lígia Machado, estava na mesa e conduziu sua fala explicitando os problemas na evasão de alunos nos diversos cursos da UFRRJ.
De acordo com Lígia, é preciso definir melhor o termo “evasão estudantil”, já que órgãos distintos fazem definições particulares. Por exemplo, para coordenações de curso, considera-se evasão quando o aluno muda de uma graduação para outra, mas esta não é uma evasão sentida pela Universidade em maior escala, já que esse aluno ainda permanece na Instituição.
Outro ponto importante exposto no Fórum foi a reprovação de alunos em determinadas disciplinas. É possível perceber que a participação de alunos nos programas de tutoria tem melhorado significadamente seu desempenho acadêmico naquelas disciplinas consideradas mais difíceis, diminuindo assim, seus índices de reprovação.
O evento também destacou o aumento nos índices de integralização de curso, agora mais alunos tem terminado a graduação em tempo hábil.
“Estamos melhorando nossos níveis de integralização”, comentou Lígia Machado.
PENSANDO EM NÚMEROS
De 2013 à 2015 à Universidade detectou possuir 3.330 de alunos ingressantes por cotas raciais do total de 10.683 atuais. Nesse sentido, Lígia explicitou a necessidade de aumentar o número de responsáveis pelas análises documentais:
“Precisamos fazer uma discussão sobre o tratamento desses dados, é um trabalho muito difícil e requer atenção. É um momento que a Prograd praticamente para buscando atender a tempo essa demanda.”
COTISTAS INGRESSANTES EM 2015
E 2015-2, 33% dos alunos são autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas.
Em 2015 a Universidade recebeu 1.811 alunos de escolas públicas em detrimento de 1.723 alunos egressos de instituições privadas de ensino médio. Desde 2010 são 11.358 alunos oriundos de escolas públicas e 9.393 de escolas privadas.
Em 2015 e 2016 houve um grande crescimento no número de alunos jovens, na faixa entre os 18 e 23 anos. Enquanto o número de adultos na Universidade cai consubstancialmente ao longo dos anos de graduação. Isto é, a idade média dos estudantes na Rural está caindo nos últimos anos.
Da direita para esquerda: Valdomiro das Neves Lima e Lígia Machado (Foto: Ana Beatriz Paiva/Prograd)
METAS
O Fórum também evidenciou algumas metas traçadas pela equipe da Pró-Reitoria de Graduação para os próximos anos. Entre elas estão: reduzir os índices de evasão e repetência; a consolidação acadêmica da política de cotas; a ampliação da taxa de ocupação de vagas remanescentes; o aumento das taxas de sucesso estudantil ao longo da graduação; e melhorar a acessibilidade/inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Na segunda parte do evento, a coordenadora da Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação, Aurea Lunga Carvalho, expôs o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do técnico de Tratamento de Dados da Prograd e egresso do curso de Sistema da Informação, Everton Canevelo. O objetivo do TCC dele foi avançar o funcionamento do sistema de análise do setor e profissionalizar e aprimorar a gestão da Pró-Reitoria, expondo de forma mais clara para os coordenadores como está o quadro de desenvolvimento de cada graduação.
No Seminário também foi apresentado o desenvolvimento de sistemas que mapearam de melhor forma os índices de reprovação, evasão, permanência e desenvolvimento dos estudantes cotistas ou não. Bem como a necessidade de aprimorar e unir as necessidades dos departamentos que oferecem disciplinas interdepartamentais.