Universidade tem 24 propostas aprovadas no Cientista do Nosso Estado e 29 no Jovem Cientista
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) divulgou, nesta quinta-feira (16), o resultado preliminar dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), dois dos principais programas de fomento à pesquisa científica no estado. Entre as instituições contempladas está a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 53 projetos selecionados nas duas modalidades.
Com 24 pesquisadores contemplados no CNE e 29 no JCNE, a UFRRJ figura entre as sete instituições com maior número de propostas aprovadas em ambos os programas, ao lado de universidades como UFRJ, UERJ, UFF e Fiocruz.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ (PROPPG), professor José Luis Luque, o desempenho da Universidade é motivo de celebração. “A divulgação dos resultados dos editais é motivo de grande orgulho para a UFRRJ. A concessão destas bolsas reconhece a excelência e a vitalidade da pesquisa desenvolvida em nossa Universidade. Esses programas da Faperj são essenciais para garantir a continuidade de projetos estratégicos e o fortalecimento de novas lideranças científicas. Parabenizo todos os docentes contemplados, em nome da Reitoria e da PROPPG, pelo mérito e pela contribuição à ciência fluminense.”
Ao todo, a Faperj pré-aprovou 957 projetos nesta edição (578 no CNE e 379 no JCNE) com duração prevista de 36 meses. O investimento contempla 38 instituições no CNE e 36 no JCNE, abrangendo diversas áreas do conhecimento.
O programa Cientista do Nosso Estado oferece apoio a pesquisadores com trajetória reconhecida e liderança em suas áreas. Já o Jovem Cientista do Nosso Estado busca impulsionar a carreira de doutores em fase inicial, contribuindo para a formação e consolidação de novos grupos de pesquisa.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PRPPG/CCS, com informações da Ascom Faperj
Imagem: Facebook/Faperj