José Luis Luque e Everton Murilo de Abreu, professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foram incluídos na edição 2025 do Ranking of the Top 2% of Scientists in the World. Elaborado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) em parceria com a editora Elsevier, o levantamento utiliza informações da base de dados Scopus para apontar os pesquisadores com maior impacto científico mundial.
A classificação traz duas listas: career-long e single year. A primeira refere-se aos pesquisadores mais influentes ao longo de toda a carreira; a outra, refere-se aos que mais se destacaram no último ano, com base nas citações feitas ao trabalho acadêmico de seus pares.
Pesquisador mais influente ao longo da carreira
O professor titular do Departamento de Parasitologia Animal e atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Luis Luque, foi listado na categoria career-long, que avalia o impacto acumulado da produção científica ao longo de toda a carreira.
Reconhecido internacionalmente pelas contribuições nas áreas de ictioparasitologia (estudo dos parasitos de peixes) e helmintologia animal, o docente acumula mais de 360 artigos publicados e coordena o Laboratório de Parasitologia de Peixes, vinculado ao Instituto de Veterinária (IV/UFRRJ).
“Este reconhecimento é, antes de tudo, um reflexo do ambiente de pesquisa que temos construído na UFRRJ. Cada avanço só é possível graças à dedicação de nossos alunos, colegas e técnicos que acreditam no valor da ciência como bem público. Recebo esta distinção com humildade e com o sentimento de que ainda há muito a contribuir”, disse Luque.
Em 2021 e em 2023, Luque foi contemplado no parâmetro single year do ranking. Já em 2024, o docente apareceu tanto na lista single year, como na career-long.
Em julho de 2025, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ) preparou uma reportagem especial sobre a trajetória científica do professor José Luis Luque. Para ler, clique aqui.
Pesquisador mais influente em 2024
O professor aposentado do Departamento de Física, Everton Murilo Carvalho de Abreu, aparece na categoria single year, que considera o impacto das publicações no ano de 2024.
Abreu integra a área de Física e Astronomia, com atuação em teoria clássica e quântica de campos com geometria não-comutativa, gravitação não-comutativa, dualidades,termodinâmica de buracos negros e aplicações de TQC em relatividade geral e cosmologia, sistemas vinculados e aspectos de cosmologia e relatividade geral.
O docente tem atuação destacada como revisor de artigos científicos de mais de 50 periódicos científicos internacionais, entre eles Physics Letters B, Nuclear Physics B, Physica A, International Journal of Modern Physics, e European Physical Journal.
Abreu também esteve presente no ranking Stanford/Elsevier, em 2023, no parâmetro single year.
Metodologia
O ranking da Stanford/Elsevier utiliza o índice composto de citações (c-core), que avalia a influência científica de milhões de pesquisadores com base em uma série de métricas.
O índice é calculado com base em seis parâmetros: número total de citações (exceto autocitações); índice H; índice de coautoria de Schreiber ajustado (índice Hm); número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é um único autor; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor ou o primeiro autor; e número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor, o primeiro autor ou o último autor.
A seleção final inclui os 100.000 melhores cientistas com maior pontuação (c-score), mais os 100.000 cientistas classificados entre os 2% com maior pontuação (c-score) para cada subárea de conhecimento. Diferente de outros rankings, o c-score foca no impacto real das publicações, priorizando as citações em vez da simples quantidade de produções, e considera a posição do autor nas publicações.
Para mais detalhes, acesse: https://top2percentscientists.com/
Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.