O Jubileu de Diamante da Administração no Brasil ganhou um significado ainda mais especial para Edival Dan, que representa o bacharelado em Administração na modalidade a distância da UFRRJ diante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Isso porque o momento de celebração veio acompanhado da concessão de uma Moção de Aplausos ao professor na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A proposta, de autoria do Deputado Estadual André Corrêa, teve como objetivo reconhecer pessoas, grupos ou instituições que prestaram serviços à comunidade ou tiveram conquistas notáveis – como o professor Edival. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (17/09), no edifício Lúcio Costa.
“Entendo que essa homenagem se deu pelo reconhecimento dos nossos trabalhos realizados por longos anos e de toda uma vida acadêmica dedicada ao processo de ensino-aprendizagem para diversas comunidades, principalmente relacionadas ao curso de Administração, seja ele presencial e/ou Educação a Distância (EaD)”, comentou.
Compromisso com a educação inclusiva
A trajetória de Edival Dan na UFRRJ é de longa data, com início na sua graduação em Administração, concluída em 1974. Em 1988, ele se tornou professor titular na UFRRJ e atualmente é professor coordenador de disciplinas da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Ele atuou por vários anos como coordenador-geral do curso de Administração a distância, função hoje ocupada pelo professor Marco Antonio de Ferreira Souza, com quem trabalha em parceria atualmente e compartilha a coordenação como representante Capes-UAB.
Ele explica que cada modalidade de ensino apresenta desafios e oportunidades próprios, mas igualmente ricos na formação do futuro administrador. “Tanto no presencial quanto na EaD, o que se mantém como essência é o compromisso da instituição em formar administradores preparados, éticos e humanos, capazes de transformar a sociedade com responsabilidade e visão de futuro. Em nossa trajetória junto à Universidade, sempre buscamos apresentar e participar novos programas, projetos que de certa forma trouxeram resultados expressivos para nossa instituição”, pontuou.
Além de democratizar o acesso ao ensino superior, Edival enxerga a EaD como um vetor de excelência acadêmica e inclusão social. “Tivemos um sucesso considerável com a participação de nossos alunos nas duas edições da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm). O recente destaque das alunas Mariane Ferro [Polo Cantagalo] e Paloma Santos [Polo Mesquita] é motivo de grande orgulho e, ao mesmo tempo, um testemunho do potencial da educação a distância”, disse. “A dedicação dessas estudantes mostra que, com o suporte adequado, é possível alcançar resultados de nível nacional, independentemente da modalidade”, complementou.
Ele também acredita que levar o ensino público de qualidade a 18 polos em diferentes regiões do estado, que compreendem todas as microrregiões do Estado do Rio de Janeiro, amplia oportunidades de inclusão para jovens e adultos, que muitas vezes não teriam condições de frequentar uma universidade presencial. “Trata-se de um compromisso não apenas com a formação profissional, mas também com a construção de uma sociedade mais justa, onde talento e esforço encontram espaço para florescer”.
Carreira dedicada ao ensino
Com quase 40 anos dedicados ao ensino, o professor pontua que pôde acompanhar de perto a evolução da profissão do administrador e, sobretudo, o crescimento humano de gerações de estudantes. “A principal lição que levo dessa trajetória é a importância da humildade. Humildade para reconhecer que o conhecimento é sempre inacabado e que o verdadeiro aprendizado acontece no diálogo constante entre professor e aluno, instituição e sociedade. Foi essa postura que me permitiu não apenas ensinar, mas também aprender diariamente, mantendo viva a essência da educação: formar profissionais competentes sem perder de vista a humanidade que nos conecta”, disse.
Nesse sentido, Edival Dan também menciona com orgulho sua participação no projeto de criação e implementação dos cursos de Administração fora do campus-sede de Seropédica. A iniciativa resultou em novos campi para a Universidade, como os de Três Rios e Nova Iguaçu.
Texto: Lidiane Nóbrega, assistente de comunicação da Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD/UFRRJ)
Fotos: reprodução do professor Edival Dan
Revisão e Edição: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)