Iniciativa do Inova Agroecologia recuperou a cultivar Manoel Ribeiro e fortalece a agricultura local
O Jornal Extra destacou, neste domingo, 24/8, a atuação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no resgate do aipim Manoel Ribeiro, uma variedade cultivada na região de Maricá desde a década de 1950 e que quase desapareceu ao longo do tempo.
A reportagem destaca que, até 2023, poucos produtores ainda mantinham a cultivar, apenas para subsistência. Ao reconhecer o valor culinário da variedade, engenheiros agrônomos da UFRRJ decidiram resgatar o cultivo. A planta foi incluída no projeto Inova Agroecologia, uma parceria entre a Universidade, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Prefeitura de Maricá.
A equipe do projeto multiplicou as ramas da variedade e distribuiu aos agricultores do município, garantindo a preservação do tubérculo e sua retomada como produto agrícola local.
“A planta do aipim possui caules grossos e são muito produtivas, alcançando cerca de 40Kg por planta. É um aipim de cozimento fácil e com a vantagem que mesmo após um ano, ainda pode ser colhida para mesa. A parceria do Inova com a Rota Gastronômica estimula os agricultores da cidade a produzirem esses alimentos, já que eles sabem que vão encontrar comercialização em Maricá”, destacou o coordenador do Inova Agroecologia, João Araújo, em entrevista para o jornal.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.