Guia digital facilita o acesso a conteúdos inovadores, propõe formação complementar alinhada ao mercado de trabalho e orienta estudantes sobre disciplinas estratégicas em inovação, empreendedorismo, inteligência artificial e propriedade intelectual
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) deu um passo importante para fortalecer a cultura de inovação em seus câmpus. Lançado no dia 13 de agosto, o e-book “Panorama das disciplinas em Inovação, Empreendedorismo, Criatividade, Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual na UFRRJ” foi desenvolvido para estudantes de graduação e pós-graduação que procuram um guia para explorar o ecossistema acadêmico de formação inovadora da Universidade.
Produzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, vinculada à Agência de Inovação da UFRRJ, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, o livro digital mapeia disciplinas que abordam temas como criação de negócios, desenvolvimento de soluções tecnológicas e proteção da propriedade intelectual.
Com linguagem acessível e estrutura intuitiva, o material tem o objetivo de facilitar o acesso às “disciplinas que dialogam com o futuro do mercado de trabalho” e ampliar a formação dos estudantes.
“Através do e-book, buscamos oferecer acesso à informação para que o aluno possa desenhar sua trajetória de formação dentro da universidade”, afirma a professora Alessandra Cassol, uma das organizadoras da publicação. Ela atua na Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação e destaca que a proposta é incentivar os estudantes a conhecer e aproveitar as oportunidades disponíveis fora de suas áreas específicas. “Espera-se que os alunos tenham acesso e conhecimento às diversas oportunidades de formação além das áreas específicas dos seus cursos”, completa. Segundo Cassol, essa formação complementar, especialmente voltada à inovação e ao empreendedorismo, tem se tornado cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
A obra foi organizada em parceria com a professora Patrícia Leite da Silva, do Departamento de Ciências Administrativas, e integrante da Divisão de Comunicação e Difusão da Cultura de Propriedade Intelectual e Inovação. Ambas têm trajetórias voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação universitário e apostam a publicação como uma ferramenta para aproximar os estudantes de uma cultura acadêmica mais integrada, multidisciplinar e conectada aos desafios contemporâneos.
“Este e-book é mais do que um guia de disciplinas: é um convite para que nossos estudantes ampliem seus horizontes e construam percursos formativos ousados, criativos e conectados aos desafios do presente e do futuro. A escolha da temática — inovação, empreendedorismo, criatividade, inteligência artificial e propriedade intelectual — reforça a missão da UFRRJ em preparar profissionais capazes de pensar de forma crítica e transformadora. Ao reunir essas áreas estratégicas em um só material, fortalecemos nossa cultura acadêmica e estimulamos nossos alunos a transformarem conhecimento em soluções para a sociedade”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Luis Luque.
Com uma estrutura intuitiva, o guia separa as disciplinas por câmpus: Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios. Para cada componente curricular, o estudante encontra informações como código, carga horária, modalidade, ementa e para quais cursos a disciplina é ofertada. Algumas dessas disciplinas são as de “Inteligência Artificial Aplicada à Gestão” em Três Rios, “Agricultura Digital”, em Seropédica, e “Empreendedorismo em Informática”, em Nova Iguaçu, muitas delas abertas para estudantes de qualquer curso de graduação.
O e-book se destaca ainda por seu caráter colaborativo. Definido como um documento dinâmico, a publicação convida toda a comunidade acadêmica a contribuir com sugestões e atualizações, que podem ser enviadas diretamente à organização. “Desperte seu potencial. Escolha sua próxima disciplina. E comece agora”, incentiva o texto de abertura do guia.
📥 Acesse abaixo o e-book “Panorama das Disciplinas da UFRRJ”