Na última quinta-feira, dia 30 de junho, os vigilantes da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) da UFRRJ que trabalham em portarias participaram do curso de Controle de Acesso e Técnicas de Abordagem numa instituição em Nova Iguaçu. O objetivo do curso é capacitar os servidores para a proteção de instalações, áreas, equipamentos, dados, informações e pessoas na Universidade.
A DGV, com o apoio da Reitoria, vem capacitando os seus servidores. Em abril, foi finalizado o curso de Gestão de Segurança Universitária em parceria com a Codep visando preparar os vigilantes para atuarem em cargos de gerência e direção. Em andamento está o curso de Diversidade e Inclusão para os vigilantes, oferecido pela Codep e Proaes com o objetivo de desenvolver nos serviços da DGV a prática da cidadania.
Outras medidas estão sendo implantadas, como a criação de uma política para coibir a prática de abandono de animais no câmpus Seropédica junto a integrantes do Projeto Acolhimento e Monitoramento Animal (AMA), a ampliação do número de câmeras de vigilância no mesmo câmpus, além de iniciativas como o cadastramento de veículos, o Projeto UFRRJ contra a Violência, e uma parceria com bolsistas do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica para utilização do sistema de informações geográfica QGIS, onde as ocorrências registradas na DGV são georeferenciadas e mostradas através de um mapa de calor, apontando os pontos de maior incidência de ocorrências.