O docente Leandro Dias de Oliveira, do Departamento de Geografia (DGG/IA) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFRRJ, teve seu artigo “2022 e o jubileu das grandes conferências ambientais”, de 24 de junho, publicado no renomado jornal francês Le Monde Diplomatique, edição brasileira.
O artigo trata dos debates levantados no evento internacional “Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos – nossa responsabilidade, nossa oportunidade”, que ocorreu nos dias 2 e 3 de junho. Na ocasião, países do mundo todo foram convocados a cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Agenda 2030, o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020 e incentivar a adoção de planos verdes de recuperação pós-covid-19.
“Não é necessário maiores consultas a dicionários para sabermos que prosperidade tem proximidade com riqueza. Diferenciações possíveis à parte, é sintomático que a reunião de comemoração do jubileu de Estocolmo-1972 traga prosperidade em seu título, e não “felicidade”, “justiça ambiental” ou “igualdade”. A questão ambiental contemporânea – que pode ser situada historicamente a partir da eclosão das nefastas bombas nucleares ao final da Segunda Grande Guerra (1939-1945), que revelaram ao mundo o poder destruidor da tecnologia a serviço de interesses hegemônicos – sempre buscou equacionar ecologia e economia, sustentabilidade e desenvolvimento. E a leitura histórica e geopolítica das conferências ambientais é um bom exercício analítico desse processo”, explica o docente em seu artigo, que trata também de um histórico das conferências ambientais e dos próximos debates que devem dominar a área a partir de 2022.
O artigo do professor Leandro Dias pode ser lido na íntegra em https://diplomatique.org.br/2022-e-o-jubileu-das-grandes-conferencias-ambientais/