O professor Leonardo Duarte Batista da Silva, do Departamento de Engenharia (IT/UFRRJ), teve sua pesquisa citada na plataforma de pesquisa internacional SHui, que reúne estudos científicos sobre tecnologias e ferramentas para lidar com a escassez de água em sistemas agrícolas na Europa e na China.
Atualmente bolsista do CNPq de pós-doutorado no exterior, na Universidade de Lancaster, Inglaterra, o docente conduz pesquisa que tem o objetivo de avaliar se a secagem parcial da zona radicular das plantas (PRD) aumenta a eficiência do uso da água na cultura do tomate, aumentando as concentrações de Ácido Abscísico (ABA) nas plantas, quando cultivadas em diferentes níveis de disponibilidade de água no solo.
Na pesquisa, dentro de casa de vegetação (estufa) estão sendo realizados três experimentos (verão/outono, inverno e primavera) com plantas de tomates cultivadas em vasos de 5 litros divididos com divisória vertical e, diariamente, são realizadas medidas de umidade do solo, evapotranspiração e a condutância estomática para entender as respostas das plantas. A cada dois dias são realizadas análises de potencial hídrico nas folhas e determinações do ABA.
Leonardo participou de dois workshops de treinamento da Delta-T Devices, para operação da instrumentação e o software disponível, e de um simpósio sobre relações hídricas nos vegetais. Graças ao pós-doutorado, o docente vem interagindo com outros pesquisadores brasileiros que estão realizando trabalho de campo sobre PRD em culturas típicas brasileiras, como como café e mamão, e também fazendo parcerias com pesquisadores do mundo sobre o tema, tão relevante para a agricultura mundial.
“A pesquisa realizada aqui vai contribuir para alcançar maior produtividade com um menor uso de água, ou seja, o estudo permitirá a obtenção de informações para os agricultores alcançarem maiores produções, utilizando a menor quantidade de água, promovendo o que chamamos de uso eficiente da água, já que a água está cada vez mais escassa”, explica o docente.
Para acessar a plataforma SHui com a citação da pesquisa conduzida pelo docente da UFRRJ, visite:
https://www.shui-eu.org/from-