Mesa e participantes no Salão Azul durante a abertura da 22ª Semeali (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
Teve início na última segunda-feira (19), a 22ª Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos, a Semeali. A abertura do evento, que teve como tema “Engenharia de alto impacto: ideias alimentando inovações”, aconteceu no Salão Azul, às 9h30. Na mesa de abertura encontraram-se presentes o diretor do Instituto de Tecnologia, Gilson Cândido Santana; a coordenadora da Semeali e chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Monica Marques Pagani; o coordenador de Engenharia de Alimentos, André Von Randaw; o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Pedro Paulo; além da pró-reitora de Graduação, Lígia Machado; da reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas Soares; e da discente do curso Pamela Freire.
A Semana foi idealizada pelas professoras Monica Marques Pagani e Cristiane Hess, e 42 estudantes. Juntos, eles integraram a comissão organizadora do evento que trouxe minicursos, palestras, visitas técnicas e aulas práticas.
Monica Pagani, em seu discurso, incentivou os estudantes sobre a importância da Semeali na profissão de cada um:
“Eventos como esse propiciam o intercâmbio de ideias entre profissionais de diversas áreas, buscando inovação e reconhecendo, que apesar do aumento da capacidade mundial de produzir alimentos, ainda estamos muito longe de prover uma alimentação segura e com a devida qualidade nutricional em todos os cantos do país e do mundo. Escolhemos trabalhar e atuar numa área belíssima e fundamental para nossa sobrevivência, por isso temos que alcançar o sucesso.”
A professora ainda citou Mario Sergio Portela, filósofo e doutor em educação:
“‘Há três caminhos para o sucesso: ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora’, não há momento melhor que esse para buscarmos esse sucesso, por isso aproveitem a 22ª Semeali, abram as suas mentes e nos permitam impactar da forma mais positiva e produtiva possível as suas trajetórias”.
O restante do primeiro dia da Semana, assim como os dias consecutivos, foi composto por ciclo de palestras, workshops e sete minicursos proporcionados pela 22ª Semeali.
Publicidade e Consumo: Uma relação doce ou amarga?
Professora Patrícia Oliveira de Freitas durante palestra sobre publicidade e consumo (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
Na quarta-feira (21), também no Salão Azul, às 14h30, a professora do curso Patrícia Oliveira de Freitas palestrou sobre “Publicidade e Consumo: Uma relação doce ou amarga?”. A professora refletiu sobre o marketing produzido em cima de alimentos e sobre como a publicidade trabalha suas estratégias. Durante uma hora de discurso, com muito senso de humor e autoridade no assunto, Patrícia de Oliveira debateu tendências de alimentação, embalagens reduzidas, pratos prontos de supermercado, confiabilidade e qualidade dos alimentos, sustentabilidade e ética, entre outros tópicos.
A professora também entrou no mérito infantil e discutiu sobre a criança contemporânea que consome. Ela questionou atitudes educacionais e criticou diversas medidas publicitárias que se apropriam de vínculos infantis – como personagens famosos, por exemplo – para influenciar de maneira negativa o consumo da criança.
“O fenômeno da midiatização da alimentação infantil ganha uma perspectiva quase totalizante, que reconhece a diversão como o único modo de se perceber e criar vínculos entre as marcas e o público infantil. Será que eu só vou conseguir criar um vínculo da
Estudantes ouvem as reflexões da professora Patrícia de Oliveira durante a palestra (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
minha marca com o público infantil através da diversão? Será que eu não posso usar a nutrição também como uma forma de criar vínculos? Será que a nutrição, no entanto, também não poderia ser manifestada na lógica da diversão? Será que eu não posso usar um alimento saudável e também torná-lo divertido?”, questionou Patrícia.
Por fim, a professora dissertou sobre a politização do consumo e incentivou aos estudantes a lutarem por uma rotulagem dos produtos condizente e honesta.
“Seu consumo transforma você e toda a vida do planeta, cultivar um mundo sustentável para nós e as futuras gerações é nosso compromisso. Com atitudes responsáveis em favor do planeta, colaboramos por uma sociedade mais justa, ambientalmente equilibrada e economicamente próspera”, finalizou a professora, após agradecer o público.
A semana continuou com mais palestras, minicursos e workshops, no Salão Azul. Já na sexta-feira (23), encerramento da Semana, houve a comemoração dos 25 anos do curso de Engenharia de Alimentos, com direito a um churrasco por conta da festividade.
Por Milena Antunes