Portal UFRRJ > Notícias Graduação > 22 de janeiro de 2016, um dia marcante para a UFRRJ: colação de grau e matrícula de ingressantes realizadas simultaneamente
22 de janeiro de 2016, um dia marcante para a UFRRJ: colação de grau e matrícula de ingressantes realizadas simultaneamente
A Pró-Reitoria de Graduação teve um momento único nesse 22 de janeiro de 2016. Desde as 09h da manhã, parte da equipe da Prograd dava boas-vindas aos primeiros calouros de 2016-1, que compareceram ao Câmpus Seropédica para o procedimento de matrícula, no auditório Gustavo Dutra. Dois andares acima, no mesmo prédio, a pró-reitora de graduação, Lígia Cristina Ferreira Machado, juntamente com a assessora executiva, Elisângela Menezes Soares, e a secretária Caroline Oliveira Feital conduziam duas sessões solenes de colação de grau. A chegada e a saída da UFRRJ: dois momentos distintos, simultâneos, e que há mais de cem anos renova a vida em nossa querida Rural.
Juntamente com Luis, outros 153 formandos receberam a imposição de grau durante as cerimônias emergenciais (KLEBER COSTA)
Recebendo a imposição de grau, às 14h, no Salão Azul, estava o agora licenciado em Turismo pela UFRRJ, Luís Carlos de Lima. No mesmo horário, chegava à primeira etapa do processo de matrícula um dos 2 mil novos estudantes da Rural em 2016-1 Johnny Davidson Lima Campos, que cursará Matemática em Nova Iguaçu. A coincidência entre Luís e Johnny vai além do sobrenome Lima. A data 22 de janeiro de 2016 certamente será lembrada como um dia de conquista: para um a conquista do diploma, como símbolo da conclusão de um ciclo da vida acadêmica; para o outro um marco divisor de águas, o ingresso ao ensino superior.
Luís Carlos, que viajou de ônibus por seis horas para participar da colação de grau, vindo de Saquarema, no interior do Rio de Janeiro, comentou sobre o término de sua graduação:
“Agora eu tenho uma visão pedagógica, uma visão mais aberta, de um futuro educacional para minha formação. Além disso, a licenciatura em turismo me mostrou um novo horizonte, após a conclusão do meu ensino médio, duas décadas atrás. A graduação foi algo muito gratificante e acredito que ainda será algo benéfico no futuro.”
Johnny Davidson, aprovado para Matemática em Nova Iguaçu, saiu mais cedo do trabalho hoje (22), após descobrir que sua matrícula seria realizada em Seropédica. Após tentar ingressar no ensino público superior por dois anos, ele se mostra muito feliz com a realização de seu sonho: que era cursar matemática ou ciências econômicas.
Cerca de 450 calouros se matricularam na UFRRJ no primeiro dia do procedimento em Seropédica e Três Rios (KLEBER COSTA)
“Primeiro foi um sonho e, agora, graças a Deus, eu consegui”, declarou. “Essa é a chance que eu tenho para subir na vida, para progredir. Daqui quatro anos [quando ele deve estar concluindo a graduação] tudo vai ser diferente, vai ser uma vida totalmente diferente.”
A Prograd realizou 448 matrículas nessa sexta-feira e continuará o processo de admissão dos ingressantes aprovados na chamada regular até terça-feira (26), com isso, o atendimento ao público será retomado somente na quarta, dia 27. Já o número de formandos que receberam o grau foi de 154, distribuídos nos dias 18, 20 e 22 de janeiro.
A Pró-Reitoria de Graduação quer ainda agradecer o empenho de cada técnico da Prograd e do Instituto Multidisciplinar (Nova Iguaçu) que atuaram no processo de matrícula, excepcionalmente realizada no Câmpus Seropédica, concomitantemente com a realização da colação de grau no mesmo dia.
Por Kleber Costa
Postado em 22/01/2016 - 17:28 - Atualizado em 23/01/2016 - 21:29