Aconteceu ontem à noite, 25/04, a abertura oficial do I Fórum de Agricultura Familiar Brasil-Haiti-EUA, no Salão Azul, câmpus Seropédica. O evento reúne especialistas brasileiros, americanos e haitianos para debater alternativas sustentáveis para o fortalecimento da agricultura familiar.
Na ocasião, o reitor Ricardo Berbara falou sobre a importância de iniciativas como a do evento. “Esse Fórum é uma realização da Universidade Rural que denota, mais uma vez, todo o esforço estratégico que existe para internacionalizar nossas ações o máximo possível”, afirmou.
Um dos organizadores do Fórum, Jacques Fils Pierre, mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) e natural do Haiti, compartilhou um pouco de sua história com a Rural, além de ressaltar o valor da educação agrícola para os haitianos. “Sinto a responsabilidade de disseminar no meu país a importância da agricultura familiar”, disse.
A professora Nídia Majerowicz, uma das coordenadoras do programa de extensão de Fortalecimento da Agricultura Familiar na UFRRJ, destacou a importância das políticas públicas para viabilizar projetos na área. O programa da Rural alcança produtores familiares da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro.
Também estiveram presentes na mesa de abertura a docente do PPGEA, Nedda Garcia; o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Hernán Chiribogae; e o representante dos Estados Unidos, Brent Rowell.
O I Fórum de Agricultura Familiar Brasil-Haiti-EUA é realizado pela Iniciativa Internacional para o Desenvolvimento Rural (IIDR), pelo PPGEA/UFRRJ e pelo Programa de Pós- Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO/UFRRJ).
A organização é da Rural Consultoria Júnior (RCJR). São apoiadores da iniciativa o IICA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).
A programação acontece até amanhã, dia 27/04. Para mais informações, acesse: http://eventos.ufrrj.br/forumafbeh/
–
Fotos: Gabriela Venâncio, bolsista da CCS/UFRRJ.