Portal UFRRJ > PÓS-GRADUAÇÃO > Comunicados Oficiais > Respostas a perguntas frequentes sobre edital de iniciação científica no SIGAA/UFRRJ

Comunicados Oficiais

Download Arquivo: Respostas a perguntas frequentes sobre edital de iniciação científica no SIGAA/UFRRJ

Postado em 18/06/2018 - 16:15

As orientações sobre a submissão de candidatura ńo âmbito de um edital iniciação científica estão no anúncio correspondente na página da PROPPG. Algumas das perguntas frequentes sobre a utilização do SIGAA/UFRRJ no que se refere a esse edital são as seguintes:

1. Quantos formulários do SIGAA/UFRRJ devem ser preenchidos? Em que ordem?

Resp.: Para cada projeto de pesquisa a ser submetido, há um formulário de cadastro a ser preenchido, cujas instruções estão neste manual nas opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa. Após realizado o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se preencher um formulário de cadastro de plano de trabalho para cada candidatura de estudante. As instruções para o preenchimento do formulário de plano de trabalho estão no mesmo manual seguindo as opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa. Orientações complementares estão na página da PROPPG.

2. Como anexar planilha de produção?

Resp.: Caso seja solicitada no edital correspondente, a planilha de produção do pesquisador é um dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita a submissão do projeto.

3. Como anexar as descrições do projeto de pesquisa e dos planos de atividades?

Resp.: As descrições do projeto de pesquisa e dos planos de atividades referentes a esse projeto segundo os templates correspondentes são dois dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita o envio do projeto.

4. Como indicar discente de graduação no formulário de descrição da equipe de um projeto de pesquisa?

Resp.: O módulo de graduação do SIGAA/UFRRJ ainda está em fase de implantação. Por essa razão, ainda não é possível ter acesso ao cadastro dos discentes de graduação. Portanto, não é possível indicar discentes de graduação na equipe de um projeto de pesquisa no formulário do SIGAA/UFRRJ, embora esses discentes possam ser mencionados no arquivo de descrição do mesmo projeto que deve ser anexado à submissão.

5. Como vincular um projeto de pesquisa a um grupo de pesquisa?

Resp.: A seguinte orientação está na página da PROPPG: A associação entre projeto de pesquisa e um grupo de pesquisa não é exigida para a submissão do referido projeto no âmbito do edital PIBIC 2018/2019. Dessa forma, recomenda-se fortemente escolher a opção “Não” no quadro correspondente do formulário Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados Iniciais.

6. É preciso informar a linha de pesquisa na página de dados iniciais do formulário de projeto de pesquisa?

Resp.: Sim. A falta dessa informação impedirá o avanço para a página seguinte.

7. Por que o sistema não avança para a página seguinte quando se clica na opção “Avançar”?

Resp.: Quando essa situação ocorre, uma mensagem de erro é exibida, em vermelho, no topo da página. Frequentemente, a razão é a falta de preenchimento de algum campo obrigatório.

8. Como candidatura de estudante?

Resp.: Após o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se seguir as opções

Pesquisa→Planos de Trabalho→ Solicitar cota de bolsa

escolher o projeto de pesquisa ao qual a solicitação de candidatura se refere e preencher o formulário correspondente.

9. No formulário próprio do SIGAA/UFRRJ para cadastro do Plano de Trabalho existe uma aba chamada “Habilidades Adquiridas”. Como preencher essa aba?

Resp.: Caso essas informações não requeridas pelo edital, basta preencher com a expressão “sem informações”.

10. Quantos planos de trabalho podem ser associados a um projeto de pesquisa?

Resp.: Esse limite é estabelecido em edital.

11. Como retificar uma submissão de projeto de pesquisa após envio?

Resp.: Uma vez submetido, um projeto de pesquisa não pode ser modificado. Antes de submeter um projeto, a recomendação é certificar-se de que todas os requisitos exigidos pelo edital estejam devidamente cumpridos.