Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Projeto Cultura Visual realiza debate sobre demandas de alunos surdos

Projeto Cultura Visual realiza debate sobre demandas de alunos surdos

Por Gian Lucas Silva (*)

 

Dedicação. Pais de alunos surdos narraram suas lutas por uma educação de qualidade para os filhos

Foi realizado, na última sexta-feira (22/11), o ‘III Fórum do Projeto Cultura Visual – Imersão na Libras’, com o tema “Diversidade e inclusão na perspectiva da comunidade surda”. Organizado pela professora Ana Ziner (Departamento de Letras e Comunicação/ICHS), o evento teve por objetivo dar voz aos alunos surdos do município de Seropédica, bem como a seus pais.

 

O evento, realizado no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), teve a presença do reitor Ricardo Berbara, que realizou a abertura. Em sua fala, reafirmou o compromisso da UFRRJ em seu desenvolvimento inclusivo, ressaltando também a importância da instituição no contexto da Baixada Fluminense, visto que atende demandas antes reprimidas.

 

Obstáculos. Alunos surdos relataram suas dificuldades nos estudos, especialmente nas matérias de humanas, por conter muitos textos em língua portuguesa

Os alunos relataram suas dificuldades, principalmente no que diz respeito às matérias de humanas, por conter muitos textos em língua portuguesa – que para eles não é a língua materna. A falta de intérpretes qualificadas também foi uma queixa recorrente, apesar de isso ser um direito assegurado por lei. Mas, para eles, o ideal seria que os próprios professores fossem fluentes em Libras, pois a tradução exige uma prontidão muito grande por parte do intérprete e, ao contrário, o entendimento fica comprometido.

 

Já os pais, emocionados, narraram suas lutas por uma educação de qualidade para seus filhos, descrevendo a falta de comprometimento do governo e de colégios que chegam até mesmo a não aceitar os alunos surdos. Enfatizaram a inteligência de seus filhos, além do comprometimento por parte deles com a escola, mesmo com todas as dificuldades que encontram.

 

A mesa de debates foi mediada pela aluna do curso de graduação em Física, Vanessa Cristina da Silva Ferreira, que mantém seu interesse pela Língua Brasileira de Sinais desde criança, quando teve contato com um colega surdo e encantou-se pela forma como ele se comunicava sem usar a boca. Vanessa cursou a disciplina de Libras na Rural e continuou assistindo às aulas como ouvinte nos períodos seguintes. Tornou-se monitora voluntária. Em seu estágio no CIEP 155, em Seropédica, construiu uma relação de afeto especialmente com seus alunos surdos. Isso a levou a continuar trabalhando de forma voluntária na escola, explicando a matéria de Física e interpretando as demais, além de atuar na sala de recursos.

 

(*) Bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)


Postado em 28/11/2019 - 14:34

Notícias Relacionadas

Ciclo de palestras online do PPGF debate ‘Produção Vegetal e Processos Fisiológicos’
UFRRJ na Marcha Virtual pela Ciência 
UFRRJ sedia 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde
Rural comemorou o Dia do Servidor com muitas atividades em Seropédica
Coletivo Negro da UFRRJ realiza VI edição da ‘Calourada Preta’

Últimas Notícias

Skip to content